Bombeiros Militares realizam Formatura do Projeto JBV em Fortaleza

21 de dezembro de 2019 - 11:14

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) por meio do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH), realizou nesta quinta-feira, 19 de dezembro, no Ginásio do Quartel Central a Formatura de encerramento do ano letivo de 2019 do Projeto Jovem Brigadista de Valor (JBV). Contando com a presença do Comandante-Geral Adjunto, Cel Cleyton Bastos e do Comandante do CTDH, Tenente-Coronel Barreto, além dos formandos, familiares, instrutores e monitores.

O pelotão do JBV foi comandado pelo Aluno do JBV Walter Gleidson Ramos Mendes do núcleo CTDH, que fez a apresentação da tropa ao Comandante-Geral Adjunto do CBMCE, o Coronel  Cleyton Bastos Bezerra.

O Pavilhão Nacional foi conduzido pelo Aluno do JBV Kevin Kauan Pessoa da Cruz.

O Juramento dos formandos foi realizado pela Aluna do JBV Cássia da Conceição Silva que também foi a oradora da turma.

Juramento

Homenagem ao Subtenente Haroldo

Os melhores alunos também foram homenageados

“Estamos com o sentimento de dever cumprido,pois esses jovens levarão por toda vida os ensinamentos ora adquiridos e com certeza terão uma nova visão de mundo nos aspectos; cidadania, moral, civismo e outros valores”. Ressaltou o Comandante-Geral Adjunto, o Coronel Cleyton Bastos Bezerra.

Histórico do JBV

O JBV iniciou sua atividade em 2002, no comando do coronel DUARTE FROTA. O primeiro núcleo foi implantado no quartel do José Walter, sob a coordenação do tenente-coronel HÉLCIO, sendo denominado de Jovem Bombeiro Voluntário. Na reformulação do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) passou a ser denominado de Jovem Brigadista de Valor. Atualmente atendemos 2.975 brigadistas em 75 núcleos, além da Capital Fortaleza, com 29 núcleos, o projeto alcança os municípios: Maracanaú, Caucaia, Canindé, Crateús, Iguatu, Maracanaú, Sobral, Juazeiro do Norte, Crato, Paracuru, Aracati, Horizonte, Quixeramobim, Limoeiro do Norte, Acopiara, Pecém e Tauá.

Após a criação do Decreto nº 27.141 de 18 de julho de 2003, os Projetos Sociais, desenvolvidos pelo Corpo de Bombeiro, ficaram sob a Coordenação do CTDH. As instruções ministradas pelos bombeiros, buscavam estimular os jovens a desenvolver na comunidade atividades voluntárias de ajuda mútua.

Tenente-Coronel Barreto, Comandante do CTDH

A missão do JBV é contribuir na formação das crianças e adolescentes utilizando como referência valores de civismo e cidadania, como ética, respeito à pluralidade cultural, valorização e preservação do meio ambiente, compromisso com as ações básicas de saúde, e inserção do aluno no mundo globalizado dotado de consciência crítico transformadora.

Os brigadistas participam de um curso anual de 264 horas/aula, em dois encontros semanais, cujo conteúdo programático prevê noções de atendimento pré-hospitalar, noções de salvamento, noções de combate a incêndio, ordem unida, noções de defesa civil, ética e cidadania, além de atividades sócias educativas e temas transversais, como educação no trânsito, prevenção e combate ao uso de drogas, higiene pessoal e saúde.

São repassadas instruções aos jovens entre 14 a 17 anos, noções cidadania, moral, ética, disciplina, combate a incêndio, primeiros socorros e salvamento. Estes jovens são orientados e treinados a prestar primeiros atendimentos às vítimas de acidentes domésticos, prevenção e combate a incêndio e como preveni-los.

Desde sua implantação já passaram pelo projeto mais de vinte mil jovens. No ano de 2019, temos 75 Núcleos, sendo atendidos 2.975 alunos em todo o Estado do Ceará.