BSU/CBMCE e AESP iniciam Curso de Resgate e Atendimento Pré-Hospitalar

4 de setembro de 2019 - 11:59

O Batalhão de Socorro de Urgência (BSU) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) em parceria com a Academia Estadual de Segurança Pública (AESP) iniciou nesta terça-feira, 03 de setembro, a mais uma turma do Curso de Resgate e Atendimento Pré-Hospitalar que disporá de uma carga horária de 420 horas/aula e duração de aproximadamente oito semanas, com previsão de término no dia 31 de outubro. O Curso conta além de 14 bombeiros militares do Ceará, conta com 01 membro da CIOPAER, 05 da PMCE e 01 oficial do Corpo de Bombeiro Militar de Goiás.

A capacitação visa habilitar o profissional de segurança pública e defesa civil para atuar em ocorrências de resgate e atendimento pré-Hospitalar, bem como no conhecimento de procedimentos e técnicas para avaliar, abordar e identificar problemas que comprometem a vida, além de imobilização, rolamento, remoção e regate de vítima presas as ferragens, em locais elevados e também em espaços confinados.

A aula inaugural foi ministrada pelo médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Ceará Eduardo Henrique de Araújo Lino, da CIOPAER, que foi duas vezes campeão brasileiro do campeonato de trauma, e, duas vezes participou do campeonato mundial de trauma, que palestrou sobre “Consequências das Competições no Atendimento Pré-Hospitalar” contou com a presença da diretora de planejamento e gestão interna da Aesp, Ivana Marques; comandante do BSU, tenente-coronel BM Francisco Albert Einsten Lima Arruda e do Monitor do curso, subtenente BM Francisco Djacy Pereira.

Segundo o comandante do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU) do CBMCE, que também é coordenador do curso, tenente-coronel BM Francisco Albert Einsten Lima Arruda, durante a capacitação o aluno será avaliando nos quesitos psicológicos e intelectuais, afim de que ele não venha cometer nenhum erro durante o atendimento. “De acordo com a portaria nº 2048 do Ministério da Saúde, existe uma carga horária mínima para que uma pessoa possa trabalhar em uma ambulância e fazer um atendimento. Esse curso atende a essa carga horária. Os bombeiros socorristas e resgatistas precisam suportar pressões porque eles atenderão pessoas que estarão entre a vida e a morte e que suas decisões, se tomadas corretamente, poderão salvá-las, tudo isso de forma segura e rápida sob forte impacto emocional.” Além de estágios operacionais, conforme o Ministério, para que o curso seja regulamentar.

A qualificação contempla em seu conteúdo programático aulas teóricas e práticas que vão abordar a parte de atendimento pré-hospitalar, resgate veicular, resgate em espaço confinado, resgate em locais de difícil acesso, apoio a equipe de busca e resgate em estrutura colapsada (BREC), anatomia e fisiologia humana, que será realizada na faculdade de medicina da UFC, sendo totalmente ministrado por instrutores do CBMCE. Conhecimentos importantes para o profissional que irá atuar no salvamento e resgate de pessoas vítimas de acidentes e traumas.