Bombeiros de Quixeramobim resgatam homem que ameaçava pular de ponte

16 de março de 2019 - 16:02

A guarnição de serviço na 4ª Companhia do 4º Batalhão de Bombeiros Militares (4ª Cia/4ºBBM), em Quixeramobim/CE, atendeu nesta sexta-feira (15) uma tentativa de suicídio de um homem com 36 anos de idade, na Ponte dos Ingleses.

A equipe, composta pelo subtenente Almeida (comandante da guarnição), pelos cabos Péricles e Romenio e pelo soldado Fontenele, foi acionada por uma familiar do tentante por volta das 10h45 e deslocou-se para o atendimento da ocorrência na viatura Resgate-40.

O soldado Fontenele, habilitado no Curso de Atendimento a Tentativa de Suicídio (CATS), assumiu a mediação e, após cerca de vinte minutos, conseguiu convencer o tentante a se deslocar para o Hospital Regional Dr. Pontes Neto, junto com a guarnição.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a cada 40 segundos uma pessoa consuma suicídio no mundo. Este dado estatístico demonstra a gravidade e a necessidade de uma atuação técnica por parte das instituições de saúde e de segurança pública.

Foi dante desta preocupação que o CBMCE criou o CATS, coordenado pelo major Edir Paixão, que, por meio de aulas teóricas e práticas, capacita os bombeiros para um trabalho técnico, visando à diminuição dos números de suicídios no Ceará.