CBMCE forma quinta turma de combate a incêndio urbano

25 de junho de 2018 - 12:52 # #

Vinte e quatro bombeiros militares concluíram a 5ª turma do Curso de Manutenção em Combate a Incêndio Urbano (CMCIU) promovido pela 1ª Seção de Bombeiros do 1º Grupamento de Bombeiros (1ªSB/1ºGB) do CBMCE no período de 11 a 21 de junho. Com esta última turma, chega a 100 o número de bombeiros capacitados nos cursos de manutenção em combate a incêndio.

Durante a solenidade de conclusão, realizada nesta quinta-feira (21), no pátio do Quartel Central, todos receberam o distintivo com as inscrições “Incêndio Urbano”, a ser utilizado na manga da farda. O primeiro lugar do curso ficou com o sargento Rogério. Na segunda posição, o subtenente Jaldemi. E na terceira colocação, o sargento Rômulo.

O curso, que, já na sua quinta edição, começou com 24 bombeiros, praças atuantes no combate a incêndio da 2ª SB – quartel do Mucuripe, visou nivelar a tropa do CBMCE com as técnicas, táticas e procedimentos operacionais mais eficientes que estão se disseminando pelos corpos de bombeiros do Brasil, com destaque para o combate ofensivo. “Com bases teóricas e muita prática, os alunos aprendem a utilizar os seus equipamentos de proteção individual e os caminhões de incêndio na sua máxima potencialidade, e em diversas situações que um incêndio urbano pode se desenvolver, utilizando com eficiência nosso principal agente extintor: a água.”, explica o primeiro-tenente Dávio Barbosa, um dos instrutores do curso.

O CMCIU também engloba o reforço e a atualização das técnicas já aplicadas dentro da Corporação na área do combate defensivo e promove a difusão do Sistema de Comando de Incidentes, nesse caso aplicado diretamente no gerenciamento de operações de incêndio. “Dentro do curso os alunos colocam em prática em simulados de mesa e em simulados operacionais os conhecimentos adquiridos, finalizando com um simulado com fogo real, onde podem ver a aplicação de várias técnicas e o desenvolvimento do incêndio. Cada um aprende como desempenhar várias funções e conhece as dificuldades das pequenas e grandes operações”, explica o cabo Hanilson, instrutor do curso.