Revista especializada destaca atuação do CBMCE no atendimento a tentativas de suicídio

18 de junho de 2018 - 12:46

A Edição 111 da Revista Emergência põe em destaque a foto de um simulado do II Curso de Atendimento a Tentativas de Suicídio (CATS) promovido pelo CBMCE. O cenário, de simulação de tentativa de suicídio com utilização de gás, é a cozinha do Centro de Apoio ao Sujeito em Luto (CASULO), instituição que atende pessoas em situação de perdas, bem como comportamento suicida e/ou sobreviventes. A foto foi registrada pelo soldado Gilseppe Bonazzi e retrata o major Edir Paixão dialogando com outro militar, que interpreta um suicida.

O CBMCE tem se notabilizado pelo apoio a outros Corpos de Bombeiros do Brasil na estruturação de atendimento padronizado, humanizado e científico nas complexas ocorrências de tentativa de morte voluntária. Uma terceira edição do curso foi realizada na cidade de Campina Grande, na Paraíba, e uma quarta nas cidades de Recife e Abreu e Lima, em Pernambuco, com um total de 109 bombeiros formados até o momento.

De 2 a 7 de julho será a vez da cidade de Maceió, em Alagoas, que receberá quinta edição do curso. Desta vez, com a participação de quatro instrutores do CBMCE e de dois recém-formados no estado de Pernambuco.

“A prevenção de suicídios é dever de todos e o Corpo de Bombeiros, como primeiro respondedor, deverá fomentar a parceria e união de esforços na luta pela vida. Somente com a solidariedade e trabalho sério e conjunto poderemos diminuir os alarmantes números de suicídios no Brasil”, explica o major Edir.