Subtenente do CBMCE é pentacampeão da Corrida do Fogo

15 de janeiro de 2018 - 21:08

Subtenente do CBMCE é pentacampeão da Corrida do Fogo

Aos 43 anos, o subtenente Roberto Oliveira de Abreu esbanja disposição e velocidade. Único militar a correr os sete quilômetros abaixo de 30 minutos, ele conseguiu, nesse domingo (14), o quinto título consecutivo na Corrida do Fogo, promovida anualmente pelo CBMCE, na categoria Bombeiro Militar. “Agradeço a Deus por mais essa conquista ao lado dos meus irmãos bombeiros! Me sinto orgulhoso”, revela.

O título coroa um ano que terminou com grandes e variadas conquistas para o currículo do subtenente Abreu. Ao decidir se aventurar pelo terreno do duathlon e do triathlon em 2017, arrastou de cara os títulos cearenses que existem nessas categorias. Foi campeão estadual no triathlon olímpico, no triathlon sprint (provas com metade das distância do olímpico) e no duathlon terrestre, mostrando que, no mar, a pé ou sobre rodas, não há limites para quem está disposto a vencer.

Em âmbito nacional, ele sagrou-se quinto colocado no Campeonato Brasileiro de Triathlon de Longa Distância e, no Ironman Brasil realizado em novembro, em Fortaleza, conseguiu índice para correr no Ironman Copenhagen, que acontece na Dinamarca, em agosto deste ano.

Carreira tardia

O mais curioso é que, até os 36 anos de idade, Abreu não praticava nenhuma atividade física regular. Foi só em 2012, quando foi transferido para o Quartel do CBMCE no José Walter, que ensaiou os primeiros passos. “Comecei a correr no campo do quartel. Comecei por ali, fui gostando e, já na primeira Corrida do Fogo de que participei na vida, fui 5º colocado”, relembra. No ano seguinte, o título só não veio por conta de um militar de outro Estado, atleta de alto nível, que acabou inscrito na categoria Bombeiro Militar, deixando para ele o 2º lugar. Dali em diante, ele arrastou todos os títulos da corrida de rua organizada pelo CBMCE.

“Com a corrida, eu fui diminuindo a bebedeira e a curtição. Percebi que era melhor gastar dinheiro numa coisa que desse retorno, que me fizesse bem, e comecei a investir. E estou muito feliz pela escolha”, reflete.

Além do pentacampeonato, Abreu já tem outra premiação garantida para este mês de janeiro. No dia 19, ele participa da solenidade Melhores do Ano 2017, promovida pela Federação de Triathlon do Ceará, na qual será homenageado pelas conquistas do ano que passou