Quartel de Bombeiros mais antigo do Ceará completa 84 anos em plena atividade

2 de janeiro de 2018 - 17:35

Quartel de Bombeiros mais antigo do Ceará completa 84 anos em plena atividade

O Quartel Central do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), um dos prédios mais tradicionais da capital cearense, também conhecido como Casarão Vermelho e situado no coração do bairro Jacarecanga, completou na última sexta-feira (29) 84 anos de história.

Nele funcionam vários setores estratégicos para a gestão administrativa de toda a corporação, incluindo o gabinete do Comando Geral, a Coordenadoria de Atividades Técnicas, Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, Assesorias Jurídica, de Inteligência e de Comunicação, Centro de Gestão e Formação de Pessoas, Núcleo Financeiro, entre outros. Além disso, abriga a unidade com maior poder operacional de combate a incêndio do estado, a 1ªSB/1ºGB (1ª Seção do 1º Grupamento de Bombeiros), onde estão lotados 85 bombeiros militares (sem contar os oficiais de outras unidades que concorrem diariamente às escalas de serviço desta unidade, sendo, pelo menos, quatro por dia).

A história do Quartel Central se confunde com a própria história do CBMCE, já que foi o primeiro quartel do estado e foi nele que se formou o primeiro pelotão de bombeiros, inicialmente com 30 homens. “Nossa corporação tem 92 anos de história pois esta data remonta da assinatura da lei que cria, no papel, o que hoje veio a se tornar no Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, em 08 de agosto de 1925. Porém, efetivamente, só funcionamos a partir da data de inauguração deste quartel, em 29 de dezembro de 1933”, relata o historiador e bombeiro militar, 2º Tenente Luciano Viana.

Uma solenidade militar marcou o transcurso desta data onde alguns bombeiros militares da 1ªSB/1ºGB foram agraciados com honrarias como forma de reconhecimento pelo árduo trabalho que têm dedicado em prol da instituição e do povo cearense.

Na oportunidade, também foi apresentado, em primeira mão, o brasão da seção, idealizado pelos oficiais da casa e produzido pelo designer gráfico e fotógrafo do CBMCE, o Cabo Ronaldo Gusmão. Basicamente, a heráldica consiste na junção de elementos comuns à atividade de combate a incêndio como o machado, o croque, o capacete Gallet, dois bombeiros equipados com capas de aproximação empunhando uma mangueira e uma viatura tipo Auto Escada Mecânica. Foi colocada também uma projeção da estrutura do prédio que abriga a seção mais antiga do CBMCE, com sua sigla e a data de fundação, além do próprio brasão da instituição. As cores predominantes são os tons de vermelho e amarelo, caracterizando a atividade bombeiro militar.

 

Para ver a galeria completa das fotos oficiais do evento, clique AQUI.

Fonte: CBMCE
Fotos: Cabo BM Ronaldo Gusmão – AssCom