Militares do CBMCE concluem estágio de especialização profissional em SP

11 de dezembro de 2017 - 14:11

Militares do CBMCE concluem estágio de especialização profissional em SP.
.


.

O major José Silvio Girão Júnior e o primeiro-tenente Igor de Oliveira Cabral, analistas da Coordenadoria de Atividades Técnicas (CAT) do CBMCE, concluíram na última sexta-feira um estágio de especialização profissional em Pressurização de Escada de Emergência promovido pela Divisão de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP).

.

O curso teve duração de cinco dias e contou com a participação de 30 oficiais – os dois cearenses foram os únicos militares de fora do estado a concluir o estágio. Agora, a expectativa é de trazer para o Ceará conhecimentos de ponta na área segurança contra incêndio. “A contribuição é a melhoria das análises. Viemos buscar o know-how sobre pressurização de escadas, visto que elas estão cada vez mais presentes no Ceará”, explica o tenente Cabral.
.
A escada de segurança de saídas de emergência é uma medida de segurança obrigatória em empreendimentos com mais de dois pavimentos. Quanto maior a classificação de risco do edifício, a depender do tipo de ocupação ou de uso, maiores serão as medidas de proteção a ser instaladas para garantir a segurança de seus ocupantes. Qualquer escada de circulação coletiva deve observar princípios básicos de dimensionamento, como proporção entre a altura do degrau e a largura da pisada, degraus e pisos uniformes, lances retos e patamares intermediários de descanso adequados, instalação de corrimãos e guarda-corpos, entre outros.
.
Além do enclausuramento da escada por paredes resistentes ao fogo e por portas corta-fogo e do uso de antecâmaras com ventilação, o sistema de pressurização mecânica das escadas é uma proteção adicional que, entre outros benefícios, ajuda a reduzir o tamanho da escada, otimizando o uso do espaço da edificação. Apesar de ainda não ser exigida pela legislação do Ceará, seu uso tem se tornado cada vez mais frequente em razão das vantagens econômicas e de segurança que oferece.