Triatleta Genilson Lima é localizado depois de dois dias de buscas
28 de novembro de 2017 - 22:18
A vítima foi conduzida à sede da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). Na unidade, peritos já concluíram a necrópsia e colheram amostras para exames complementares. A previsão é de que o laudo final seja liberado após conclusão de exames em 10 dias. Não foi constatada nenhuma lesão externa ou traumatismo na vítima. O corpo de Genilson já foi liberado para a família na manhã de hoje (28). “Nós tínhamos uma estrutura de 49 bombeiros militares à disposição do evento, trabalhando pela segurança de todos os participantes e nós ressaltamos que essas equipes fizeram dez outros salvamentos durante a competição, o que mostra a diligência e a pronta resposta dos profissionais que foram colocados à disposição do evento em situações de salvamento e busca”, destaca o secretário adjunto da SSPDS, Alexandre Ávila. Sobre o trabalho direcionado para a localização de Genilson, ele fala: “Tão logo as equipes tiveram conhecimento do fato, iniciaram as buscas (…). A equipe aérea da Ciopaer iniciou os procedimentos de busca e varredura em toda a orla”.
Genilson Lima desapareceu no mar durante a prova de natação do Ironman, ainda no início da manhã desse domingo (26). Logo após a falta do atleta ser percebida, o CBMCE foi acionado e as buscas foram iniciadas. No mesmo dia, 15 bombeiros militares atuaram nos trabalhos. Na segunda-feira (27), o efetivo subiu para 20 militares. Para realizar o trabalho, eles utilizaram três botes, uma moto aquática e contaram com a colaboração e voluntariado de alguns jangadeiros, que também ajudaram. Os bombeiros militares já estavam presentes desde o início da competição, com a atuação de 49 guarda-vidas fazendo a segurança ao longo do percurso.
Enquanto os bombeiros seguiam pelo mar, equipes da Ciopaer atuavam pelo céu. Eles foram acionados para a missão pelo CBMCE, por meio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). Às 8h50min do domingo, a aeronave Fênix 03 deu início aos trabalhos. Durante os dois dias, foram totalizadas 8 horas de voo por toda a Praia Formosa, prosseguindo até o Cumbuco, passando pela Barra do Ceará, Icaraí, Iparana e praia do Pacheco.
Para reforçar o trabalho de buscas, a Fênix 03 foi designada especificamente para o trabalho, a fim de evitar possíveis interrupções. A aeronave é equipada com materiais de resgate marítimo, flutuadores, cabos, guincho e câmera imagiador (com alcance de pontos mais distantes). Cada voo levava cinco profissionais, sendo dois pilotos e três tripulantes. Desses últimos, dois já embarcavam com uniforme para operações aquáticas.
A ação dos bombeiros esteve focada na varredura da superfície da água e na atividade de mergulho. No domingo, as buscas pelo mar encerraram por volta de 18 horas, sendo reiniciadas ao nascer do sol do dia seguinte, às 5h30 e indo até a localização de Genilson, que se deu no final da tarde de ontem (27). O corpo foi visto boiando por uma dupla de bombeiros que estava à sua procura, em uma moto aquática. O atleta foi colocado em um equipamento Sled (prancha acoplada na moto aquática) e conduzido à areia da praia, onde familiares o reconheceram.
Fonte: SSPDS