Alunos do CMCB atingem marca de medalha na Mostra Brasileira de Foguetes durante trabalho escolar
28 de novembro de 2017 - 11:25
Alunos do CMCB atingem marca de medalha na Mostra Brasileira de Foguetes durante trabalho escolar
“Seguimos rigorosamente, dentro do trabalho proposto na disciplina, os critérios apresentados pela organização da Mostra Brasileira de Foguetes para lançamentos de foguetes por alunos do Ensino Fundamental II. Queríamos garantir que eventuais bons desempenhos, devidamente medidos e registrados em vídeo, pudessem ser inscritos na Mostra”, explica o primeiro-tenente João Romário Fernandes Filho, professor de Astronomia do CMCB.
A dedicação das equipes, formadas por até três alunos, foi recompensada. Cinco foguetes bateram a casa dos 125 metros de alcance horizontal, o patamar que, na última edição da Mostra, garantia aos participantes a medalha de bronze.
“Foi muito bom fazer este trabalho, foi um momento em que realmente me interessei em dar o meu melhor. Estudei bastante, fiz diversas pesquisas pra saber a melhor maneira de fazer o foguete, a medida da água, o peso certo. Também pesquisei muito para construir uma boa base de lançamento. Não consegui de primeira, tive que fazer vários testes, até chegar ao resultado final… Só tenho mesmo a agradecer pela oportunidade de participar desse projeto.”, avalia o aluno José Wesley Nogueira Melo de Araújo, cujo foguete obteve o índice de medalha da Mostra na última tentativa.
Os lançamentos foram feitos ao longo de todo o bimestre, inicialmente dentro da escola. Porém, à medida que o alcance dos foguetes aumentava, com o aprimoramento das técnicas utilizadas, o espaço interno do colégio já não comportava mais as experiências. Cada turma fez duas sessões de lançamento nas adjacências da escola, em ruas pouco movimentadas e descampados, antes da sessão final. Para uma das turmas, ela aconteceu no Estádio Eudoro Corrêa, do Colégio Militar de Fortaleza, na última sexta-feira (24). Para as demais, ela teve lugar na manhã desta terça-feira, na Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará.