CBMCE combate fogo e resgata duas vítimas em incêndio no Montese
CBMCE combate fogo e resgata duas vítimas em incêndio no Montese
Uma ação conjunta do 1º e do 2º Socorros, do Quartel Central, e do Salv 01, do Núcleo de Busca e Salvamento do CBMCE, resultou no resgate de duas vítimas que estavam presas no pavimento superior de uma edificação comercial em chamas, hoje pela manhã, no Montese. Acionado por voltas das 6h30, o 1º Socorro chegou ao local, onde funciona uma revenda de equipamentos para motos e também uma oficina, e se deparou com um dos compartimentos térreos completamente tomado pelas chamas e pela fumaça escura produzida pela queima de plásticos, pneus e produtos químicos. Acima da loja, onde moram algumas pessoas, dois residentes pediam ajuda.
“O único acesso disponível entre os pavimentos estava tomado pela fumaça. Como compartilha uma parede com o cômodo que estava em chamas, a temperatura também era muito alta no corredor. Por isso, não foi possível retirar as vítimas com segurança imediatamente. Assim que nos demos conta dessa impossibilidade, solicitamos o apoio do Salv 01, que poderia fazer a retirada segura das pessoas por fora do prédio”, explica a capitão Juliany Freire de Oliveira Leite, comandante do 1º Socorro.
Sob o comando do capitão Antônio Iônio Amaral Damasceno, o Salv 01 chegou em poucos minutos e iniciou o trabalho de acesso e resgate das vítimas com o uso de escada móvel. Paralelamente, o 1º Socorro, já com o apoio do 2º Socorro, que também havia sido solicitado, combatia as chamas e reduzia fumaça no ambiente. A guarnição do Salv 01 rapidamente conseguiu retirar as duas vítimas presas, que aparentavam quadro clínico satisfatório, apesar da exposição ao calor e à fumaça. Elas foram atendidas prontamente por equipes do Samu, que já estavam de prontidão no local desde o início da ocorrência. Ambulâncias do Grupamento de Socorro de Urgência do CBMCE também deram apoio às guarnições durante toda a ação.
Eliminado completamente o fogo e concluído o rescaldo pelo 2º Socorro, a Defesa Civil municipal foi ao local para avaliar possíveis danos estruturais à edificação decorrentes do incêndio.