Colégio dos Bombeiros conquista 34 medalhas e bate marca histórica na Olimpíada Brasileira de Astronomia
26 de setembro de 2017 - 00:58
Colégio dos Bombeiros conquista 34 medalhas e bate marca histórica na Olimpíada Brasileira de Astronomia
Com o resultado o CMCB obtém o melhor desempenho do ano entre as escolas da rede pública estadual e municipal de Fortaleza. Além disso, só com as condecorações desta edição, o colégio supera em 30% o total de medalhas que havia conquistado nas oito edições anteriores da competição organizada pela Agência Espacial Brasileira.
Os alunos do CMCB participam da OBA desde 2009. De lá para cá, à exceção do ano de 2013, sempre houve pelo menos um medalhista da escola na competição. Mas os resultados deste ano representam uma curva substancialmente fora da média. “Até hoje, vínhamos numa média de três medalhas por ano. As 34 medalhas desta edição representam um desempenho mais de 1100% superior a essa média e são consequência de um trabalho diferenciado que teve início em 2016 na escola e agora começa a dar frutos”, explica o primeiro-tenente João Romário Fernandes Filho, professor de Astronomia do CMCB.

Inicialmente, o material didático utilizado baseava-se num livreto de perguntas e respostas sobre o tema produzido pelo Instituto Federal do Ceará. Em 2017, o tenente Romário, que é especialista em Ensino de Astronomia, optou por produzir um material próprio, especificamente baseado no programa da OBA, nível 3, e elaborado em linguagem voltada para os alunos do Ensino Fundamental II, que são os participantes deste nível. “Decidimos fazer com que o primeiro bimestre da disciplina, que passou do 8º para o 7º ano, fosse totalmente direcionado para a OBA. Foi uma forma de estabelecer uma meta de trabalho e colocá-la como um desafio para todos os alunos da série”, explica o tenente Romário.

