CBMCE debela incêndio em depósito na Av. Sargento Hermínio.

24 de agosto de 2017 - 21:22



A fumaça escura começou a ser vista pela população do entorno do depósito, que fica na Avenida Sargento Hermínio em frente à Metalgráfica Cearense, por volta das 10 horas da manhã, quando as primeiras viaturas do Corpo de Bombeiros foram acionadas. A proximidade com uma subestação da Enel, que fica no mesmo quarteirão e foi tomada subitamente pela fumaça, assustou as pessoas.

“Eu moro aqui do lado e vi quando a fumaça começou. Foi muito rápido, ficou tudo escuro na rua e todo mundo apavorado”, relata Maria Benedita, dona de casa.


Em poucos minutos, cerca de 50 bombeiros, entre militares de serviço e voluntários, chegaram ao local para iniciar o combate. Com dez viaturas participando da operação, seis delas específicas de combate a incêndio, em menos de 40 minutos as chamas já estavam controladas, tendo início o trabalho de rescaldo.

“Havia muitas carcaças de geladeira por aqui, além de outros tipos de material reciclável distribuídos em uma série de galpões dispostos lado a lado. Bastou que alguma fonte de ignição, que a perícia deverá identificar posteriormente, desse início ao fogo para que o incêndio se alastrasse, causando a fumaça escura característica de incêndios em produtos derivados do petróleo”, explica o major José Edir Paixão, coordenador de operações.

Apesar da proximidade entre os galpões do depósito e a subestação da Enel, o fogo não chegou a afetar a estrutura de transmissão de energia, que teve suas paredes externas prontamente resfriadas pelo Corpo de Bombeiros com o objetivo de evitar a transmissão de calor. As causas do incêndio serão apuradas pela Perícia Forense.