Corpo de Bombeiros participa de workshop sobre proteção às pessoas idosas e com vulnerabilidade promovido pelo MPCE
11 de julho de 2017 - 19:00
Para tal, o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, por meio de sua Coordenadoria de Atividades Técnicas (CAT), tem se tornado um parceiro nas ações do órgão, seja em vistorias educativas para alertar e orientar os estabelecimentos quanto a observância das normas técnicas, seja na realização de eventos simulados, visando a capacitação das brigadas de incêndio, a exemplo do que foi realizado na última sexta-feira (07) no Lar Torres de Melo. Outra ação similar será realizada no próximo dia 14 no Abrigo do Idoso.
Além disso, foi realizado ontem (10) pelo MPCE o workshop com o tema: “Fiscalização das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), Equipamentos para Pessoas em Situação de Rua (PSR) e Mulheres em Vulnerabilidade”, no qual o CBMCE apresentou o seguinte painel: “A atuação do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará na prevenção de incêndio e pânico nos estabelecimentos prediais”.
Para o palestrante, Tenente Coronel Roberto Jorge de Castro Sanders, a iniciativa é uma excelente oportunidade de divulgar a cultura da prevenção. “Locais que abrigam pessoas nas condições abordadas neste evento apresentam vulnerabilidades que precisam ser levadas em consideração. É essencial que as edificações vejam a real necessidade de se investir em proteção contra incêndio. Quando falamos em “investir”, ressaltamos que o que se gasta com prevenção tem o retorno imensurável se considerarmos as vidas que podem ser salvas”.
Participaram do evento procuradores, promotores de justiça, servidores do Ministério Público, além de representantes de entidades voltadas para a defesa de pessoas idosas, pessoas em situação de rua e mulheres em vulnerabilidade.