Colégio Militar do Corpo de Bombeiros intensifica suas atividades no programa “O ENEM não tira férias”.
6 de julho de 2017 - 18:43
Há cinco anos foi idealizado o Cursinho Intensivo de Férias para os alunos do 3ª ano do ensino médio, que surgiu do interesse em proporcionar aos alunos do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros “Escritora Rachel de Queiroz” (CMCB) um maior conteúdo disciplinar no preparo para o vestibular e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Sabe-se que ao iniciar as férias escolares muitos alunos, mesmo cientes da responsabilidade para com o vestibular, ficam ociosos grande parte do dia. Tendo a escola o objetivo de formar o indivíduo, proporcionar seu ingresso na universidade e atender às necessidades de seu corpo discente, o CMCB por meio de sua direção, o Comandante-Diretor Cel BM Nildson Oliveira, em conjunto com o corpo pedagógico, companhia de alunos, oficiais, praças, professores e servidores terceirizados, julgou necessário o acréscimo desse suporte educacional.
Ao longo de duas semanas, por meio do Projeto “Enem Não Tira Férias”, o CMCB ofertará aulas tanto aos seus alunos quanto a alunos de outras cinco escolas, sendo mais uma alternativa pedagógica e educativa para os egressos da Rede Pública de Ensino por meio de aulas diferenciadas com foco na resolução de questões do ENEM e demais vestibulares.
O CMCB foi escolhido como um dos cinco polos da cidade de Fortaleza e acolhe alunos de outras cinco escolas (Campos Sales, Moema, Cláudio Martins, Flávio Marcílio e Dom Hélio). “O ENEM não tira Férias” é uma ação para fortalecer a aprendizagem dos alunos da 3ª série do Ensino Médio, potencializando a experiência acumulada pelas escolas. Para tanto, com o auxílio da CREDE/SEFOR, as escolas promoverão uma mobilização que permita aos alunos uma melhor preparação para as provas do exame que acontecerão nos dias 05 e 12 de novembro.
É importante essa integração das escolas, visando a participação no programa “O ENEM não tira Férias”, seja integrando um polo ou promovendo as atividades na própria unidade. A integração de alunos de mais de uma escola potencializará a motivação e aproveitamento das atividades pedagógicas.
Ao todo, em duas semanas serão ministradas 248 horas / aulas para 84 alunos, sendo 67 alunos do CMCB e 17 alunos das outras cinco escolas. As aulas serão ministradas por professores militares e civis, onde destacamos: TC BM Luís Cláudio, Maj BM Edir, Maj BM Joel, Cap BM Matias, Ten BM Guilherme, Ten BM Teixeira, Ten BM Cabral, Ten BM Isabel, Ten BM Denilton, Cb BM Mota, Cb BM Santiago, Cb BM Sudário, Sd BM Rafael, Sd BM Mariana e professor Hedilton (SEDUC). O conteúdo será ministrado em aulões, envolvendo as quatro áreas de conhecimento abordados pelo ENEM: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Códigos e Linguagens e Matemática.
Para a aluna do 3º ano C, Larissa Lima, “O ENEM não tira férias é algo proveitoso e que influencia a não ficarmos paradas”. Já para a aluna do 3º ano C, Lívia Menenez, “é uma grande oportunidade para revisar alguns conceitos e não perder o foco durante esse período”. A aluna do 3º ano A, Vitória Rodrigues, diz que “as aulas estão sendo muito importantes e esclarecedoras, melhorando o desempenho dos alunos e mantendo o foco sempre”.
Enem Chego Junto, Chego Bem:
O Enem não tira Férias integra o projeto Enem Chego Junto, Chego Bem cuja finalidade é mobilizar, motivar e preparar os alunos da Rede Pública Estadual para a realização do Exame. A ação acontece durante todo o ano letivo em seis etapas: (1) Auxílio na organização dos documentos necessários para realizar a inscrição; (2) Apoio nos dias de inscrição; (3) Eventos motivacionais e de orientação vocacional; (4) Ações pedagógicas de estudo para o Enem; (5) Realização do “Dia E”, com auxílio no transporte, hospedagem e pontos de apoio aos alunos no dia das provas; e (6) Orientações para o acesso ao Ensino Superior.
Em 2017, o Governo do Ceará investirá R$ 9,8 milhões no Projeto “Enem Chego Junto, Chego Bem”. Serão realizadas ações como 80 aulões de redação e palestras motivacionais, 1.300 corretores de redação para todas as escolas da rede, coletânea com 07 fascículos de redação, coletâneas de prova dos 04 anos anteriores, Plataforma do Aluno Online com conteúdos digitais, 03 Simulados Online para todos os alunos do Ensino Médio e Concurso de Redação.
Participação no Enem e Aprovação no Ensino Superior
Em termos gerais, em 2017, 99,51% dos alunos da rede pública estadual de ensino se inscreveram no Enem. O índice de aprovação dos alunos das escolas públicas estaduais no Ensino Superior cresceu 28%, entre os anos de 2015 e 2016. Um total de 13.516 estudantes garantiu o ingresso em instituições públicas e privadas em 2016. No ano anterior, esse número alcançou a marca de 10.035.
Já o CMCB, em 2017, alcançou uma margem de 46% de alunos aprovados nas Universidades Públicas, por meio do ENEM, bem como, 95% dos alunos do 3º ano obtiveram êxito em seu desiderato de ingressar no Ensino Superior.
Fonte: www.cm.cb.ce.gov.br

