Corpo de Bombeiros forma nova turma de guarda-vidas

28 de junho de 2017 - 14:51

Corpo de Bombeiros forma nova turma de guarda-vidas
.
.
.
A manhã desta quarta-feira foi marcada pela conclusão do Curso de Salvamento Aquático 2017 do CBCME. A partir de agora, os 20 concluintes, a maioria com experiência prévia na área, passam a reforçar o serviço de salvamento aquático desempenhado pela corporação munidos do conhecimento mais atualizado disponível hoje para este tipo de resgate. “Procuramos oferecer aos nossos guarda-vidas um curso extremamente técnico, com base nas técnicas utilizadas em âmbito internacional que têm se mostrado mais eficientes”, explicou o primeiro-tenente Rodrigo Monteiro Carneiro, instrutor do CSA.
.
Durante a solenidade realizada no aterro da Praia de Iracema, que contou com a presença do secretário de segurança pública, André Santos Costa, e do coronel comandante-geral do CBM, Heraldo Maia Pacheco, os novos guarda-vidas fizeram uma demonstração de salvamento conjugado, envolvendo resgate com embarcações e moto aquática, além da realização de procedimentos de atendimento pré-hospitalar, como a oxigenoterapia e as compressões torácicas. “Foi uma simulação rápida que procurou abarcar a maior parte das técnicas estudadas pelos bombeiros que participaram do curso”, resumiu o major Jectan Vital de Oliveira, coordenador do curso.
.
Proferida a Oração do Guarda-Vidas pelos concludentes, a tropa presente, composta por mais de 200 bombeiros militares, entoou o Hino Nacional. A seguir, houve a entrega dos brevês por padrinhos e madrinhas, a leitura do orador da turma e o pronunciamento do coronel comandante-geral. “Quero parabenizar cada um dos bombeiros militares que se dedicaram por esses 45 dias para concluir o curso. E devo dizer aos demais presentes que estar aqui sob o Sol tem um fundamento para a gente. É para que possamos sentir o quanto é difícil o serviço de guarda-vidas, o quanto essa ‘Lua’ aqui castiga os nossos guerreiros da praia”, disse.
.
Ao final da solenidade, todos os bombeiros presentes foram convidados a uma travessia de 500 metros entre o Espigão do Boteco Praia e a estátua de Iracema Guardiã. Para os mais dispostos, houve ainda uma competição de duathlon com 500 metros de natação e 500 metros de corrida.
.
.