Bombeiros lidam com explosão após vazamento de gás em Crateús
9 de junho de 2017 - 13:56
Bombeiros lidam com explosão após vazamento de gás em Crateús
.
.
A guarnição do Corpo de Bombeiros de serviço, ontem, em Crateús, foi chamada por volta do meio-dia para um tipo de ocorrência incomum: GLP com fogo. “Vazamentos de gás de cozinha (GLP) são extremamente comuns em todo o estado. Normalmente são causados por desgastes no anel de vedação do botijão, que está mal colocado, ou na borboleta e na mangueira, que têm prazo de validade, mas as pessoas ignoram. Mas dificilmente chega a haver fogo. Explosões, então, são ainda mais raras”, explica o segundo-tenente Mauro, comandante da guarnição.
.
Foi justamente o tipo de incidente mais incomum envolvendo GLP o que a guarnição verificou ao chegar ao local da ocorrência, por volta do meio-dia. A residência, localizada à Rua Montevidéu, no bairro Altamira, havia explodido, danificando a paredes e teto da residência, bem como móveis, eletrodomésticos, roupas e mantimentos. Após verificarem que o imóvel estava vazio, o subtenente Alexandre e os soldados Edilson, Lincoln e Karine, equipados de capa de aproximação e capacete de combate a incêndio, utilizaram jatos neblinados para dissipar o gás remanescente.
.
“Tudo indica que a explosão foi precedida de um vazamento de GLP. A casa, fechada, foi acumulando o gás até que algum tipo de centelha causada por equipamentos ou simplesmente pela corrente elétrica ocasionasse a explosão. A válvula de segurança do botijão, que estava rompida, sugere fortemente que as coisas tenham se desenrolado assim”, explica o tenente Mauro.
.
