Major BM ministra palestras sobre suicídio em escolas da rede estadual
1 de junho de 2017 - 18:41
Major BM ministra palestras sobre suicídio em escolas da rede estadual
.
O major José Edir Paixão de Sousa, comandante da 1ª Seção de Busca e Salvamento do NBS, ministrou ontem palestra na Escola Liceu Vila Velha, dentro da oficina de prevenção de suicídios do projeto Escola Espaço de Reflexão. Alunos, professores, coordenadores e diretores de várias escolas da rede estadual participaram da abordagem do militar, que é mestre em Saúde Pública pela UFC e pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Suicídio e Prevenção, da Uerj. “A Organização Mundial de Saúde assevera que cerca de 90% dos casos de suicídios podem ser evitados. Por isso, diálogo ‘prevencionista’ é uma medida fundamental para redução dos alarmantes números de suicídios no mundo, principalmente no ambiente escolar, que abriga um grupo cientificamente comprovado como vulnerável ao fenômeno da autodestruição voluntária”, explica o major Edir, em referência aos jovens.
.
No mês de maio, o oficial já havia fomentado o debate, a reflexão e a partilha de saberes numa palestra de prevenção de suicídios e de redução de conduta de risco para aproximadamente 130 alunos da Escola Estadual Patronato da Sagrada Família. A manhã teve espaço para debate, ao final da exposição, entre os professores e alunos presentes, contribuindo para a redução da violência nas escolas. “O trabalho na prevenção é mais econômico e menos arriscado para vítimas e socorristas do que os atendimentos em casos de tentativas de suicídio. Por isso é essencial essa aproximação da Segurança Pública com a sociedade que o Secretário de Segurança Pública e o Coronel Comandante-Geral da Corporação têm apoiado fortemente, suscitando a cultura de paz e contribuindo para a redução da violência difusa em nosso meio”, avalia.
.
Em caso de emergência de tentativas de suicídio, deve-se ligar para o número 193, acionando o Corpo de Bombeiros, via CIOPS. Para pedir ajuda em casos de depressão, comportamento suicida e afins, deve-se ligar para o número 141 (Centro de Valorização da Vida). A organização pode ser contactada pelo site www.cvv.org.br. Todos os serviços mencionados funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive nos feriados.
.