Plano de Auxílio Mútuo do CBMCE é destaque em revista especializada
30 de maio de 2017 - 17:51
Plano de Auxílio Mútuo do CBMCE é destaque em revista especializada
.
O Plano de Auxílio Mútuo (PAM) do Mucuripe, coordenado pelo CBMCE, ganhou destaque em matéria publicada na edição de maio da Revista Emergência. Ao abordar os PAMs existentes em 11 estados do Brasil, a iniciativa encampada ainda em 1991 pela Corporação é tratada como uma modalidade particular deste tipo de medida preventiva. “Cada empresa é exigida de maneira individual, de acordo com suas condições de prover recursos humanos e materiais para uma eventual ocorrência em que haja a necessidade de acionar o PAM e cada uma tem que ter o seu próprio Plano Interno implantado”, explica o primeiro-tenenteJosé Guilherme Veras Neto, oficial do Quartel do Mucuripe.
.
Os PAMs são programas que visam a assegurar a prestação de auxílio mútuo entre empresas, normalmente localizadas em complexos industrias, e órgãos públicos de emergência, como o Corpo de Bombeiros. Com essa medida, cada ente potencialmente envolvido num desastre de grandes proporções assume uma parcela de responsabilidade para lidar com a máxima presteza diante da ocorrência de sinistro em qualquer uma das empresas localizadas na área coberta pelo PAM. “Um PAM bem organziado e estruturado reduz perdas para todos. O fato de ter maior disponibilidade de recursos e informações permite que a emergência seja controlada mais rapidamente, diminuindo, assim, os impactos para a própria empresa, para o polo no qual está inserida, para as comunidades no entorno e para o meio ambiente”, explica Paulo César Rocha Costa Pimenta, coordenador do PAM de Cubatão, na matéria veiculada.
.
A Revista
.
A Proteção Publicações lançou em 2006 a Revista Emergência, publicação especializada nas áreas de proteção contra incêndio, emergências químicas, atendimento pré-hospitalar e defesa civil. O sucesso do novo lançamento, que obteve uma excelente receptividade dos leitores e do mercado, já motivou inclusive a ampliação da periodicidade da nova publicação, que passou de trimestral para bimestral em 2008, e mensal em 2011. A circulação da Revista Emergência é de 7.000 exemplares com assinantes em todos os estados do país.
.