CMAUT: Agentes da segurança pública treinam prática de mergulho com equipamento autônomo
23 de abril de 2017 - 12:04
Durante treinamento realizado no parque aquático da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), os discentes se aparelharam com um conjunto de equipamentos (visor, snorkel, máscara, nadadeira, cinto com lastro, colete, cilindro e válvulas) que acoplados ao corpo somam em torno de 18 quilos, para realizar mergulho em uma piscina de 4,5 metros de profundidade e sob a supervisão dos instrutores realizam a equipagem do material básico; salto em plataforma; deslocamento; flutuação; desalagamento das máscaras de mergulho, entre outros exercícios.
Segundo o instrutor, Cabo BM Paulo Alexandre Moura, o treinamento na piscina é uma forma de preparar o aluno para as práticas no mar. “A partir desse momento começamos a introduzir o equipamento autônomo para as atividades subaquáticas e a adaptação debaixo d’água. Eles irão sentir o peso do aparelhamento e a diferença entre respirar com o cilindro de oxigênio e a apneia”. Cabo Moura explica que esta disciplina é essencial para estes profissionais, que ao término do curso estarão prontos para atender todo o tipo de salvamento subaquáticos em profundidade de até 50 metros. “O curso é completamente diferenciado pela atividade que o bombeiro vai exercer. O mergulho de resgate não é um mergulho esportivo, nem tampouco recreativo. Portanto uma atividade como essa vai doutrinar o colega a utilizar o equipamento de maneira correta, com presteza e com o psicológico bacana, pois a ideia principal do CMAUT é trabalhar principalmente o psicológico do aluno e também a parte física.”, conclui.
O Curso de Mergulho Autônomo (CMAUT) tem uma carga horária de 318 horas/ aula e é uma das qualificações mais importantes e tradicionais dos corpos de bombeiros do território brasileiro. As instruções são realizadas sob a coordenação do Núcleo de Busca e Salvamento (NBS) do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) e habilitará os participantes a desempenharem atividades de mergulhador autônomo de circuito aberto, para atuar em ocorrências de busca, resgate e salvamento aquático. Esta é a segunda edição do CMAUT promovida pela Aesp, após a implantação do modelo de formação integrada na segurança pública. As aulas seguem até o final de maio.
Fonte: AESP