Aula inaugural do CMAUT 2017
31 de março de 2017 - 19:15
Ao todo, 21 profissionais participam da capacitação, incluindo 18 bombeiros militares, sendo 14 do estado do Ceará e quatro do Piauí, além de três praças da Polícia Militar do Ceará. Entre os participantes está Daniel de Abreu, ele é Cabo do Corpo de Bombeiro do Piauí e veio para Fortaleza com o intuito de qualificar ainda mais o serviço que presta em sua região. “Nós somos quatro alunos que estamos chegando do Piauí, haja vista a grande necessidade que o nosso estado tem de profissionais nessa área de busca e salvamento aquático e nós estamos aqui em Fortaleza pleiteando ficar até o final do curso para que após a formação retornarmos para as nossas cidades pensando primeiramente e primordialmente em servir a sociedade”, ressaltou o militar.
Durante o treinamento os alunos participam de aulas teóricas e práticas que abordam diversos assuntos como: direitos humanos; ética e cidadania; educação física; mergulho livre; mergulho autônomo; física do mergulho e tabelas de mergulho. Além de instruções práticas de travessias e mergulhos, busca e resgate de pessoas com equipamento autônomo e mergulho em açudes e comportas, entre outras atividades inerentes ao serviço de salvamento.
De acordo com o comandante do Núcleo de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, Tenente-coronel BM Holdayne do Nascimento Pereira, o NBS é pólo concentrador dos mergulhadores na Capital e tem papel fundamental no serviço de salvamento oferecido pela corporação. “O NBS este ano está completando 17 anos da sua fundação, em nosso quartel nós temos as viaturas de salvamento que cobrem Fortaleza e a Região Metropolitana atendendo casos de suicídio, colisão de veículos, busca de cadáver, pessoas perdidas. Então, nós temos um gama de ocorrência muito grande. Contamos hoje com 79 bombeiros e a tropa está sempre buscando especialização”, explicou o oficial.
O início da capacitação foi marcado pela palestra “Ética, Cidadania e Direitos Humanos”, ministrada pela professora e inspetora da Polícia Civil, Virgínia Munhoz, além de uma exposição de equipamento de mergulho pertencentes ao acervo do NBS.
Sobre o CMAUT
Fonte: AESP