Passo a Passo para a decretação de situação de emergência por seca em outubro de 2015

19 de outubro de 2015 - 14:00

Este Passo a Passo foi criado para auxiliar os coordenadores e agentes de proteção e defesa civil operadores do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID) na declaração de situação de emergência por seca com o fim de inclusão no Decreto Estadual a ser publicado no dia 26/10/2015.

Caso não haja, no Município, usuário cadastrado para acessar o S2ID, favor clicar AQUI para saber como solicitar acesso ao S2ID.

Havendo usuário já cadastrado para acessar o S2ID, seguir os procedimentos abaixo.

1. Acessar o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), no endereço s2id.mi.gov.br e clicar na opção “Município/Estado”;

 

2. Inserir o e-mail (cadastrado por ocasião da solicitação de acesso ao sistema) e senha e clicar em “Acessar o sistema”. Devido à recente atualização do S2ID, todos os usuários antigos foram recadastrados e a senha inicial foi alterada para o CPF do usuário. Após entrar no sistema pela primeira vez, será solicitada a alteração da senha. (Caso tenha problemas para acessar o sistema, o usuário deverá ligar para (61) 2034-4627 ou enviar e-mail para cadastroparareconhecimento@integracao.gov.br);

Observação: Para sair do S2ID, o usuário deverá sempre clicar em “Sair do Sistema” (canto superior direito); caso contrário, ao retornar ao sistema logo em seguida ou tentar abri-lo noutro navegador, não será possível efetuar o acesso (aparecerá a mensagem “Sessão já iniciada por este usuário em dia/mês/ano hh:mm:ss!”) antes de decorridos 30 minutos.

 

3. Atualizar os dados do usuário, se necessário, e clicar em “Avançar” para ir à próxima tela;

 

4. Clicar no botão “Novo Registro” para acessar as abas dos documentos a serem preenchidos;

 

5. Será aberta a página do Formulário de Informações do Desastre (FIDE) o qual deverá ser preenchido completamente. A CEDEC disponibiliza AQUI um modelo de FIDE preenchido. Fica também disponibilizada AQUI uma planilha com dados dos Municípios, bem como dos prejuízos, por Município, de acordo com os levantamentos feitos pela CEDEC junto aos órgãos estaduais. Preenchido todo o FIDE, clicar em “Salvar Registro”. (Após salvar as informações preenchidas no FIDE, as outras abas serão habilitadas);

 

6. Clicar na aba “DMATE” e preencher completamente o formulário. (Devido a uma possível falha do sistema, caso a aba DMATE não esteja disponível, continue o preenchimento dos outros documentos normalmente);

 

7. Após gravar as informações preenchidas na DMATE, clicar na aba “Relatório Fotográfico” e inserir de 2 a 5 imagens recentes da seca no município (reservatórios secos, animais mortos, plantações perdidas etc.). Em seguida descreva a situação retratada nas imagens (local onde foi fotografada a imagem, os danos retratados, o impacto local do dano e as pessoas afetadas). Na sequência, deve-se selecionar, com a maior precisão possível no mapa, o local onde foram registradas as imagens; para isso basta clicar no mapa. (O sistema converte imagens para o tamanho padrão de 500kb, portanto, caso o arquivo seja maior do que o padronizado poderá demorar um pouco para carregar cada imagem. A imagem só estará anexada quando se torna possível sua visualização. Após esse processo, clique em “Salvar formulário”.

 

8. Após gravar as fotos, clicar na aba “Anexos” para incluir os seguintes documentos: Decreto Municipal de Declaração de Situação de Emergência por Seca (modelo AQUI); Ofício Requerimento de Solicitação de Reconhecimento Federal (modelo AQUI) e de Homologação Estadual (modelo AQUI); e Parecer Favorável do Órgão Municipal de Proteção e Defesa Civil (modelo AQUI). Anexados todos os documentos, clique em “Enviar para homologação estadual“.

Pronto! Seu processo está finalizado e já foi enviado para a CEDEC-CE. Aguarde a análise e possível contato, caso haja necessidade de ajustes.

Observações:

1. Não é necessário imprimir e enviar a documentação em meio físico ou por e-mail. Ao serem postados no S2ID, os dados ficam automaticamente disponíveis para avaliação.

2. Para sair do sistema, o usuário deverá sempre clicar em “Sair do Sistema” (canto superior direito); caso contrário, ao retornar ao sistema logo em seguida ou tentar abri-lo noutro navegador, não será possível efetuar o login (aparecerá a mensagem “Sessão já iniciada por este usuário em dia/mês/ano hh:mm:ss!”) antes de decorridos 30 minutos.

3. Para sanar dúvidas relativas ao funcionamento do S2ID, favor ligar para (61) 2034-4600 (falar com um servidor da Divisão de Reconhecimento).

4. Havendo dúvidas no preenchimento dos dados, pode-se enviar e-mail para defesacivil@cb.ce.gov.br ou ligar para (85) 3101-2126 (falar com o sargento Paiva Júnior) ou (85) 98899-1137 (falar com o capitão Aluizio Freitas).