CBMCE participa de reunião em Brasília com a LIGABOM para a elaboração do Pacto Nacional pela Redução de Homicídio.

3 de junho de 2015 - 14:35

Na última sexta-feira (29/05) aconteceu uma reunião do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM). O encontro ocorreu em Brasília, na sede do Ministério da Justiça, e teve como pauta a participação dos Corpos de Bombeiros na elaboração da proposta do Pacto Nacional pela Redução de Homicídios. A proposta inicial do pacto foi apresentada pelo Secretário Nacional de Segurança Pública Substituto, Marcello Barros, e pelo Secretário Executivo Adjunto, Rodrigo Faria.

O representante cearense foi o Secretário Executivo do CBMCE, Coronel QOBM Hélcio Costalima e o mesmo ressaltou a importância da atuação efetiva dos Corpos de Bombeiros tanto em ações pontuais, como no caso de socorro e rápido atendimento às vítimas de violência (tentativas de homicídios, lesões corporais, etc) para evitar que as mesmas venham a óbito, bem como em ações preventivas através de projetos sociais de inserção e educação de jovens para combater as causas. No estado do Ceará tenmos como exemplos exitosos o Projeto Jovem Bombeiro Voluntário e Projeto Surf Salva, além de parcerias com o Instituto PROMIL que capacita gratuitamente pessoas para o mercado de trabalho em atividades como eletricista, NR10, auxiliar administrativo, etc.

Durante a reunião, o presidente da Ligabom, Coronel Carlos Helbingen Júnior, juntamente com os comandantes e representantes dos Corpos de Bombeiros de todo país, apresentaram experiências e discutiram iniciativas e ações como o projeto bombeiro mirim que já vem sendo implementado com sucesso. Ao falar sobre a importância da reunião o Presidente da Ligabom, destacou:  “os Corpos de Bombeiros Militares focados em suas atividades especificas de bombeiros e em seus propósitos  organizacionais  podem potencializar   a melhoria da segurança pública, sobretudo  da sensação de segurança e do bem estar social”.

Todas as  propostas apresentadas na reunião serão  publicadas em um único documento e será  enviada ao Ministério da Justiça visando contribuir para o pacto nacional de redução de homicídio. Este pacto tem como meta reduzir em 20% do número absoluto de homicídio até 2018, a partir de uma lógica de atuação integrada entre diversas políticas públicas dentro de territórios vulneráveis. O Ministério da Justiça quer a atuação integrada dos órgãos e investimentos em áreas sociais, dentre outras ações.

Sobre a LIGABOM:

Fundada em 10 de dezembro de 2003, na cidade de São Luis/MA, a Liga Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM), representou um marco histórico junto a todas Corporações do País, sendo motivo de orgulho e representatividade política;

Fonte: http://www.ligabom.org.br