CEDEC se pronuncia acerca de atividades sísmicas registradas no estado.

30 de março de 2015 - 14:34

Na semana passada (25) foi registrado um tremor de terra com magnitude de 3.0 na escala Richter, no município de Beberibe. Embora seja perceptível, um tremor desta magnitude não oferece tantos riscos. Geralmente ocorrem pequenas rachaduras na estrutura de edificações mais antigas.


O técnico e Gerente de Sismologia da CEDEC Brandão Melo explica que, no Brasil, as manifestações sísmicas acontecem basicamente em função de rompimento de rocha no interior da terra, sendo mais superficiais e, consequentemente, de menores proporções, diferente do que acontece em outras partes do mundo, onde os tremores são causados pelo choque das placas tectônicas em suas respectivas bordas. Ainda, segundo o técnico, não deve haver uma preocupação quanto ao risco de um grande terremoto na região, haja vista que os locais mais devastados por esse fenômeno são aqueles que ficam sobre as fronteiras entre as grandes placas tectônicas e o Brasil se encontra no centro de uma delas, a placa sul­americana.

Quando houver abalo sísmico na sua região, informe imediatamente à CEDEC sobre a hora, o local e as características do evento através do telefone 199.

Curiosidade:

No interior do estado do Ceará, especificamente, já foram identificadas regiões sísmicas em 39 municípios, dos quais 22 foram monitorizados. O abalo sísmico de maior magnitude registrado até hoje no Nordeste do Brasil atingiu 5.2 na escala Richter e ocorreu no município de Pacajus/CE, no dia 20 de novembro de 1980.

 

Para conferir matéria, na íntegra, veiculada pelo Jornal Diário do Nordeste, clique AQUI.