Corpo de Bombeiros e Coelce realizam simulado visando a prevenção de acidentes neste carnaval.

12 de fevereiro de 2015 - 00:35

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará realizou, em parceria com a COELCE, um grande simulado com o intuito de alertar e prevenir os principais acidentes que envolvem o mau uso da energia elétrica neste período de festas carnavalescas. Foram quatro situações distintas em que os foliões se submetiam a vários riscos:

1. Poste abalroado: comum não só em período do carnaval, mas o ano inteiro, especialmente em função do álcool, esse tipo de acidente pode até levar à morte passageiro(s) e/ou pedestre(s).

Resumo da cena: Um folião deixa o grupo na festa porque acha que está na hora de ir embora. Um outro integrante sugere que ele não vá porque bebeu muito e não está em condições de dirigir. Auto-confiante, não ouve e assume o volante. No caminho para casa, acidenta-se num poste de baixa tensão.

2. Montagem de palco: nesta cena, poderíamos simular os riscos de furto de energia, instalação de letreiro/banner (já tivemos morte com a população por conta disso) e instalações irregulares, como fio desencapado, emendas etc.

Resumo da cena: Em sequência, um dos atores pratica o furto de energia; outro instala os equipamentos de som com fiação em péssimas condições; e o terceiro tenta colocar o banner para divulgar a atração subindo numa escada/andaime, desequilibra-se e cai.

3. Clubes de Carnaval (caso Boate Kiss): a ideia aqui é simular um ambiente fechado, com instalações elétricas expostas e outras precariedades muito comuns nos clubes de carnaval, especialmente no interior do Estado. Os foliões encontram-se num ambiente se divertindo ao som de uma dupla sertaneja e seu show pirotécnico. Num movimento errado, o cantor acaba colocando fogo no ambiente, mais ou menos o que aconteceu em Santa Maria (RS). Faz dois anos do acidente em 2015.

Resumo da cena: Dupla sertaneja se apresenta no clube da cidade. Foliões se divertem. Para chamar ainda mais a atenção do público, um dos cantores acende um artefato luminoso. Distraído com a euforia da plateia, não percebe que o artefato acabou atingido as instalações do prédio. Começa o incêndio.

4. Residência: em vez de reproduzir apenas a cena do “T”, simulamos várias situações de risco (menina usando chapinha no banheiro de pé descalço no piso molhado, instalação exposta perto da piscina de plástico, muitos aparelhos ligados ao mesmo tempo, etc).

Resumo da cena: No banheiro, a foliã, embelezando-se para a folia, prancha o cabelo. Porém, está descalça sobre piso molhado. Sofre choque elétrico; Na cozinha, a mãe de família, atarefada com tanta gente faminta por conta do carnaval e sem muitas tomadas à disposição, resolve ligar todos os eletrodomésticos de uma só vez na cozinha, causando curto-circuito; No quintal, atrizes na piscina brincam de molhar os atores que estão fazendo churrasco. Um deles se afasta para ligar o som. Como o aparelho está distante da tomada, usa a extensão sem cuidado sobre o piso molhado com a água da brincadeira.

Em suma, medidas simples podem evitar acidentes:

-Se for viajar, desligar o máximo de equipamentos elétricos das tomadas;

-Não fazer ligações clandestinas (gatos);

-Evitar usar extensões (tês ou benjamins) pois poderá haver um curto-circuito;

-Não fazer uso de artefatos ou explosivos em locais fechados ou próximo a fiação elétrica;

-Em locais fechados de reuniões de grande público, procure conhecer as principais saídas de emergência e verifique se as mesmas encontram-se obstruídas;

-Não dirigir após a ingestão de bebida alcoólica ou substância entorpecente;

-Não permitir que crianças façam uso indiscriminado de equipamentos elétricos;

O Corpo de Bombeiros atenderá em regime de plantão através do telefone 193 e a COELCE através do telefone 08002850196.