6ªSB/1ºGB completa 22 anos.

5 de dezembro de 2014 - 17:53

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (05) uma solenidade alusiva ao 22º aniversário da 6ªSB/1ºGB (Aeródromo). O evento contou com a presença do Exmo. Sr. Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, Cel QOBM João Carlos de Araújo Gurgel; o Comandante Geral Adjunto, Cel QOBM Heraldo Maia Pacheco; o Ten Cel Aviador Ronaldo de Ciero Miranda, Sub Comandante da Base Aérea de Fortaleza; o 1º Tenente Aviador Ricardo César Gonçalves, representando o comandante do DTCEA de Fortaleza; o Superintendente da Infraero, Uziel Paulo Vieira; o Delegado de Polícia Civil Francisco Alves de Paula, Diretor da CIOPAER; o Coordenador do Salvamento e de Combate a Incêndio da Infraero, Luciano de Lima Rodrigues; o Cel Capelão do CBMCE, Padre Chagas, dentre outras autoridades civis e militares.

Na oportunidade foram agraciadas pessoas que contribuem para o engrandecimento da instituição Bombeiro Militar e colaboradores do trabalho da seção de combate a incêndio do Aeródromo. Os presentes assistiram a um vídeo em homenagem aos 22 anos da seção. Em seguida, o Padre Chagas, Coronel Capelão do CBMCE proferiu uma bênção. O comandante da unidade, Major QOBM Alfredo de Carvalho Melo agradeceu a todos. Em seguida, foi dada a palavra ao Sr. Adailton Gomes Teixeira, Gerente de Segurança da Infraero, onde o mesmo ressaltou a importância de cada membro daquela unidade para o bom andamento e a paz da comunidade aeroportuária. Por fim, o Comandante Geral do CBMCE parabenizou a todos os componentes da 6ºSB/1ºGB e aproveitou a proximidade do fim do ano para desejar a todos um Feliz Natal e um 2015 repleto de realizações.

Ao fim da solenidade, foi servido um café da manhã, oportunidade em que os presentes cantaram parabéns pelos 22 anos da Seção de Combate a Incêndio do Aeródromo.

HISTÓRICO DA SCI

Do antigo Pelotão Contra Incêndio (PCI) quando os serviços de prevenção e combate a incêndio ainda eram operados pela Base Aérea de Fortaleza (BAFZ), nasce a Seção Contra Incêndio (SCI), em 1º de Dezembro de 1992.

A SCI teve como primeiro comandante o então Cap QOBM Joaquim dos Santos Neto, tendo registrado suas primeiras ordens permanentes no livro do Chefe de Equipe em 07 de dezembro de 1992.

A Seção funcionava inicialmente com um efetivo total de 56 (cinquenta e seis) bombeiros, com uma guarnição de serviço diário composta de 13 homens dispostos em quatro viaturas em linha, sendo dois do tipo “Ataque Rápido” – (AR), com capacidade para 1500 litros de água, 196 litros de LGE e 50 Kg de Pó Químico (PQ) e dois Mertz com tanques para 3000 litros de água e 720 litros de LGE, não dispondo de Pó Químico.

Esses Carros Contra Incêndio (CCI’s), em virtude da capacidade de agentes extintores transportada, davam ao Aeroporto na época, a Categoria 7.

Logo em seguida, em 1994 a INFRAERO adquire e entregue à Seção uma nova viatura, o AP4 19 – TITAN, equipamento robusto e de alta qualidade. O TITAN fez subir a Categoria do Aeroporto, uma vez que sua capacidade extintora transportada é de 11.355 litros de água, 1.514 litros de LGE e 227 Kg de PQ, com descarga totalmente automática operada pelo motorista a partir de controles na cabine da viatura. O efetivo total foi então reduzindo para 46 homens, e uma prontidão de serviço diário com 12 combatentes em três viaturas.

Com a chegada de mais um TITAN e uma viatura com novo conceito em tecnologia, o AP2 IVECO MAGIRUS, são aposentados os antigos ARS e Mertz, e o Aeroporto ingressa na categoria 9, a atual.

O efetivo de 46 homens na seção foi mantido até os dias atuais. Toda a tropa é composta de profissionais altamente capacitados para as atividades. Essa capacitação está sedimentada em treinamentos diversos diários regulados pelo Plano Local de Treinamento (PLT) e treinamentos específicos anuais como os Cursos de Formação Técnica de Bombeiros de Aeródromos (FTBA), Cursos de Operador de CCI e Simulados operacionais.

Além do trabalho de plantão diário, sempre a postos para qualquer eventualidade aeroportuária, as equipes de serviço atendem em sua rotina diária a diversas ocorrências de práxis como revisões de pistas, captura de animais, fogo em vegetação e pontos fixos.

A seção ao longo dos anos teve 10 (dez) comandantes, os atuais oficiais: Cel Neto (92-93); Cel Hélcio (93-94); TC Queiroz (94-96); Cap Gideon (96-98); Cap Robson (98-99); Tc Bonifácio (99-00); Maj Naum (00-01); Maj Oliveira (01-03); Maj Carvalho (03-05) e Maj Oscar Neto (05-11).

O atual Comandante é o Maj BM Alfredo de Carvalho Melo, tendo assumido o comando pela segunda vez em 2011.

Essa é a Seção Contra Incêndio (SCI) classificada atualmente na Lei de Organização Básica da Corporação como a 6ª Seção de Bombeiros do 1º Grupamento de Bombeiros (6ªSB/1ºGB) que nesta data completa 22 anos de sucesso e prestação de serviços à sociedade brasileira e porque não dizer, do mundo.