CBMCE participa do 40º Simulado do PAM

25 de novembro de 2014 - 19:27

Foi realizado na manhã de hoje (25), no Porto do Mucuripe, um exercício simulado do Plano de Auxílio Mútuo (PAM), o qual tem o objetivo de integrar as empresas que compõem o pólo petroquímico do Mucuripe e os órgãos do poder público para atuação imediata em caso de um eventual sinistro.

O PAM surgiu no ano de 1974 e, desde então, as empresas da região se reúnem para traçar estratégias de prevenção contra acidentes e pânico. Hoje foi realizado o 40º simulado, que contou com a participação das seguintes empresas: Petrobrás, Transpetro, Cegás, Cia Docas, Nacional Gás Butano, Petrolusa, Raizen, Moinho Dias Branco, Jota Macêdo, Moinho Cearense, GME, Transnordestina, Liquigás. Os órgãos do poder público que atuaram foram: o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), Defesa Civil do municipío de Fortaleza, AMC, Ettufor, SEMACE, Polícia Militar, Defensoria Pública, CRAS e Secretaria de Saúde de Fortaleza. A comunidade também participou do exercício através de lideranças comunitárias, da colônia de pescadores e de associações de pescadores.

Foi simulada uma situação de grande vazamento de gás liquefeito de petróleo (GLP) em decorrência do rompimento de um mangote durante a transferência do GLP de um navio tanque atracado no berço nº 02 de gasodutos para descarga e armazenamento. O vazamento formou uma densa nuvem de gás devido a alta pressão. Ao perceber que havia algo errado, um dos funcionários, na tentativa de fugir e se afastar da situação de perigo iminente, ligou um veículo, atitude essa que acarretou numa explosão. Duas pessoas tiveram queimaduras graves em virtude da explosão e foram resgatadas, receberam atendimento pré-hospitalar e, por fim, encaminhadas à unidade de saúde mais próxima. No cenário, ainda ficou em combustão cerca de 270 litros de GLP residuais no mangote.

As equipes de socorro tiveram a preocupação inicial de fazer o isolamento da área, reconhecimento do cenário, evacuação, salvamento e atendimento das vítimas, combate a incêndio, resfriamento e rescaldo. Ao final, toda a equipe realizou uma reunião de avaliação para análise crítica do evento.

O intuito desses exercícios é fazer com que os diversos órgãos possam trabalhar em suas respectivas áreas de atuação de forma sistêmica, independente e harmoniosa, distribuindo a competência de cada um. Uma ocorrência pode mobilizar todo o PAM. A ideia principal é o de auxílio e integração, somando as forças para preservar vidas, o meio ambiente e o patrimônio.