O carro do Corpo de Bombeiros
16 de julho de 2014 - 19:06
É como se o caminhão ganhasse outro “coração”, além do motor, mas que bombeia água para salvar vidas
O carro é vermelho, as sinaleiras são vermelhas e amarelas, quase a cor do fogo. Mas o caminhão está carregado mesmo é de muita água para apagar os incêndios. Preparado com a carga de seis mil litros de água, o veículo dos Bombeiros de Fortaleza, do tipo ABT (Alto/Bomba/Tanque), é um Volkswagen Constellation 17280. O carro é indicado pela montadora para entregas urbanas e serviços rodoviários de curta e média distâncias.
O major Valdenio Goiana, da área de logística do Corpo de Bombeiros, explica que não existe um linha de produção de carro de Bombeiros no Brasil. “Todos os veículos são transformados para as nossas necessidades”, declara.
A empresa que reformou a frota dos Bombeiros na Capital cearense foi a Carbe Viaturas, do Rio Grande do Sul. Cassio Luiz Romminger, diretor industrial da empresa, destaca as principais mudanças no veículo. “O coração do caminhão é a bomba que puxa a água de dentro do tanque e dá pressão para saída. A capacidade do tanque vai depender da potência motor do caminhão”.
Segundo Cassio, existem bombas de 300 galões à três mil galões. Uma variação de mil à três mil litros de água por minuto, controlados conforme à pressão do operador do painel de comando, acessório fundamental no carro de bombeiros.“Os caminhões de Fortaleza suportam uma bomba de mil galões, que na capacidade máxima esvaziam o tanque em um minuto e meio”, revela.
Ele ressalta que tanque, bomba, motor e painel de comando interagem simultaneamente. O motor do caminhão tem que ter força proporcional à potência da bomba. É o motor que impulsiona o funcionamento do equipamento e o painel digital que controla a pressão da água e outras funções como: controle de iluminação dos compartimentos laterais e traseiros do veículo; casa de bomba; faroletes traseiros; acionamento e bloqueio de escorva (equipamento para abastecer tanque com água em locais como rios, piscinas).
DIVISÓRIAS E ILUMINAÇÃO
No veículo também é instalada uma torre de iluminação que serve de apoio em casos de incêndios noturnos. “Os bombeiros desligam a energia quando estão em operação”.
No veículo, também são instalados mais oito ou dez lâmpadas estroboscópicas de flash múltiplo que iluminam objetos em movimento. A cor do veículo é o chamado vermelho royal.
Fonte: Jornal O Povo
Link: http://www.opovo.com.br/app/opovo/veiculos/2014/07/08/noticiasjornalveiculos,3278626/o-carro-do-corpo-de-bombeiros.shtml