Projeto Social de Judô Resgatando Vidas

9 de junho de 2014 - 18:10

A Associação de Judô Bushikan em parceria com o projeto social de judô Resgatando Vidas coordenado pelo Grupamento de Socorro de Urgência (GSU) proporcionou a realização do 1º Campeonato interno da Bushikan Dojô alusivo ao 25° aniversário do GSU, que aconteceu no dia 31 de maio do corrente ano na quadra do Colégio Intelecto, no bairro João XXIII.

Fizeram-se presentes os representantes do Judô Bushikan prof.ª Ana Cleide, prof. Glauco, prof. José Evangelista, representando o Ten Cel QOBM Anderson Alves Viana, comandante do GSU, e o Ten Cel QOBM Ronaldo Bruno de Andrade, coordenador do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH). Contamos, ainda, com a presença do Maj Freitas e a Cap Ana Paula.

O evento contou com a participação de 190 atletas, assim como das associações: Dojô Águia coordenado pelo prof. Newton do Rosário, projeto da Cruz Vermelha/Búfalo Branco coordenado pelo prof. Amaurílio e Josenir Ferreira e o projeto Judô Dangai que também faz parte do CBMCE, coordenado pela 5ªSB/1ºGB, quartel do Conjunto Ceará, na pessoa do Sgt BM Glauber Feijó.

Os árbitros que atuaram voluntariamente no evento: Torquato de Freitas, Natanael Alencar, Gilberto Sabóia, Rômulo Victório e Newton do Rosário.

Ao se confraternizarem, os atletas da Bushikan e do projeto Resgatando Vidas proporcionaram um grande evento a todos os alunos, pais, amigos e presentes que prestigiaram a competição.

O projeto do GSU tem como coordenadores o sr. Maj Freitas e a Cap Ana Paula e está em funcionamento desde 2011, trabalhando com jovens e crianças dos bairros Parque São José, Vila Manuel Sátiro, Mondubim, entre outros próximos a sede do GSU, sito a rua Aristóbulo Quevedo, nº 3208, bairro Maraponga.

Com o apoio dos bombeiros militares o projeto social de judô Resgatando Vidas vem trabalhando junto aos jovens e crianças os valores pertinentes a modalidade do judô que são: justiça, coragem, compaixão, amabilidade, sinceridade, honra, glória, dever, lealdade, dedicação aos estudos e o respeito mútuo, sendo um esporte olímpico e reconhecido pela UNESCO, que é o braço das Nações Unidas para a educação, ciência e cultura que destaca o judô como um esporte que possibilita o relacionamento saudável com outras pessoas, utilizando o jogo e a luta como um integrador dinâmico. Além disso, segundo estudos da UNESCO, o judô é o melhor esporte como formação inicial para crianças e jovens de quatro a vinte e um anos já que promove uma educação física integral.

O esporte permite, através do conhecimento e prática regular do mesmo, o aprimoramento de todas as possibilidades psicomotoras: localização espacial, perspectiva, ambidestria, lateralidade, jogar, puxar, empurrar, rastejar, pular, rolar, cair, coordenação conjunta e independente de ambas as mãos e pés, dentre outras, os conhecimentos de primeiros socorros e técnicas de prevenção de acidentes que são repassadas pelos bombeiros aos alunos do projeto. O professor Celso Prata, faixa preta 2º dan, filiado a Federação Cearense de Judô e Confederação Brasileira de Judô coordena a parte técnica das aulas ministradas no projeto traçando um planejamento junto aos instrutores para o melhor desempenho dos atletas.

A Associação de Judô Bushikan em parceria com o projeto social de judô Resgatando Vidas coordenado pelo Grupamento de Socorro de Urgência (GSU) proporcionou a realização do 1º campeonato interno da Bushikan Dojô alusivo ao 25° aniversário do GSU, que aconteceu no dia 31 de maio do corrente ano na quadra do Colégio Intelecto, no bairro João XXIII.

Fizeram-se presentes os representantes do Judô Bushikan prof.ª Ana Cleide, prof. Glaucos, prof. José Evangelista, representando o Ten Cel QOBM Anderson Alves Viana, comandante do GSU, e o Ten Cel QOBM Ronaldo Bruno de Andrade, coordenador do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH). Contamos, ainda, com a presença do Maj Freitas e a Cap Ana Paula.

O evento contou com a participação de 190 atletas, assim como das associações: dojô águia coordenado pelo prof. Newton do Rosário, projeto da Cruz Vermelha/Búfalo Branco coordenado pelo prof. Amaurílio e Josenir Ferreira e o projeto Judô Dangai que também faz parte do CBMCE, coordenado pela 5ªSB/1ºGB, quartel do Conjunto Ceará, na pessoa do Sgt BM Glauber Feijó.