Operação Dínamo II

8 de maio de 2014 - 14:40

Tendo em vista a proximidade da Copa do Mundo e com ela o aumento da fabricação de artefatos explosivos (rojões, fogos de artifício, etc.), o Exército Brasileiro realiza operação envolvendo mais de 300 Organizações Militares do país, dentre elas, o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará. A operação Dínamo II visa também evitar ou reduzir a possibilidade de acidentes envolvendo explosivos utilizados por empresas registradas ou até mesmo de origem ilícita.

No que tange a competência do Corpo de Bombeiros, o comandante do Grupamento do Corpo de Bombeiros de Iguatu (1ªSB/4ºGB), Major Nijair, afirma que “serão verificados vários itens, abrangendo, principalmente, as atividades de fabricação, comércio, utilização e armazenamento. Analisaremos se o material está bem acondicionado, se as quantidades o tipo de material existentes são as estabelecidas na autorização, se o local possui área de segurança, se a documentação encontra-se em dia, se há pessoal habilitado para o exercício da sua atividade. Tudo isso são fatores preponderantes para um avaliação positiva do ambiente”.

Com essa ação, espera-se aumentar o controle de explosivos e produtos correlatos, de forma a evitar que estes sejam manuseados de forma ilícita com a finalidade de assaltos a caixas eletrônicos, bem como garantir que esses materiais sejam fabricados, transportados, armazenados e comercializados da forma adequada a fim de evitar acidentes decorrentes da inobservância das normas de segurança e manuseio, haja vista o alto risco e potencial ofensivo destes produtos controlados.