Resposta à seca: Defesa Civil entrega cestas de alimentos à população afetada pelas perdas agrícolas

26 de dezembro de 2013 - 19:15

Resultado das poucas e esparsas chuvas no período considerado como quadra chuvosa no Ceará, quando a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos – FUNCEME registrou o índice de 51% abaixo da média histórica nos meses de fevereiro a maio de 2012 e o déficit de 47% nos meses de janeiro a abril de 2013, a seca comprometeu consideravelmente a safra agrícola do Ceará nos últimos dois anos.

Segundo a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – EMATERCE, a principal agricultura do Estado, a de sequeiro, registrou perdas de 69,37% no período agrícola de 2012 e de 80,81% em 2013, tendo como consequência a dificuldade de acesso a alimentos básicos, especialmente pela população mais vulnerável economicamente e dependente exclusiva da agricultura.

Com o fim de reduzir os danos à população afetada pela seca em 176 municípios cearenses, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, com recursos transferidos da Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional, adquiriu 70.000 cestas com 11 itens de alimentação básica, somando 18,3 kg cada, para assistência nutricional às famílias mais afetadas.

Foram entregues, desde o mês de outubro deste ano, 65.167 cestas a 163 órgãos municipais de proteção e defesa civil dos municípios em reconhecida situação de emergência resultante da seca. A família beneficiada atesta o recebimento da cesta entregue pelos agentes municipais de proteção e defesa civil para prestação de contas com a CEDEC.

Além de adquirir alimentos com recursos públicos, a CEDEC mantém uma campanha permanente de arrecadação de donativos aos afetados pela seca. Clique AQUI para acessar a página da Campanha Força Solidária e fique sabendo como colaborar.