CEDEC capacita municípios para decretação de situação de emergência por seca
7 de novembro de 2013 - 12:00
O Decreto Estadual será encaminhado à Secretaria Nacional de Defesa Civil (SEDEC) do Ministério da Integração Nacional (MI) para reconhecimento sumário. Portanto, em consonância com o dispositivo legal que regulamenta esse procedimento, os titulares ou responsáveis técnicos dos órgãos municipais de proteção e defesa civil dos 175 municípios constantes no anexo único do Decreto Estadual nº 31.338, de 31 de outubro de 2013, deverão, entre os dias 05 e 08 de novembro de 2013, acessar o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID) e preencher os formulários necessários conforme “passo a passo” disponível no link “Procedimentos pós-desastres” do site da CEDEC (www.defesacivil.ce.gov.br).
Visando à capacitação dos titulares ou responsáveis técnicos dos órgãos municipais de proteção e defesa civil dos 175 municípios em situação de emergência declarada pelo governo estadual, a CEDEC realizou 10 minicursos de preenchimento da documentação no S2ID. As capacitações regionalizadas ocorreram em Fortaleza (dia 15/10), Crateús (dia 16/10), Umirim (dia 18/10), Sobral (dia 22/10), Tianguá (dia 23/10), Quixadá (dia 25/10), Baturité (dia 29/10), Limoeiro do Norte (dia 30/10), Iguatu (dia 01/11) e Crato (dia 05/11), com a participação de 169 agentes de proteção e defesa civil de 98 municípios.
A CEDEC alerta que caso os dados não sejam postados no S2ID no prazo estabelecido, poderá ensejar-se o não econhecimento da Situação de Emergência no município e devidas consequências legais, como a paralização das ações emergenciais de resposta à seca.
Havendo dúvidas acerca do procedimento, pode-se enviar e-mail para defesacivil@cb.ce.gov.br ou ligar para (85) 3101-2126 (falar com o cabo Paiva Júnior) ou (85) 8899-1137 (falar com o tenente Aluizio Freitas).