Corpo de Bombeiros completa 40 anos salvando vidas no Norte do Ceará

2 de abril de 2013 - 17:43

O Corpo de Bombeiros Militar de Sobral completa 40 anos nesta quinta-feira, 04 de abril. A data será marcada com palestras, simulação de resgate e uma solenidade comemorativa.

Dentre as ações realizadas nesses 40 anos de atuação, destacam-se:

Combate a incêndios – a exemplo do sinistro ocorrido na Casas Freitas, em 2008, com mais de 24 horas de combate a chamas e rescaldo.

Ações de Defesa Civil – atuação junto às comunidades vitimizadas pelos tremores de terra, em 2008; resgate e assistência às vítimas das enchentes de 2009; apoio à Prefeitura de Sobral na mobilização social para a prevenção e o combate a dengue.

Salvamento terrestre – resgate e socorro das vítimas dos acidentes de trânsito, dos quais se destaca aquele envolvendo o ônibus de turismo que se precipitou na descida da Serra da Ibiapaba, em Tianguá, na BR 222.

Responsabilidade Social – realização dos projetos sociais “Jovem Bombeiro Voluntário” e “Saúde, Bombeiros e Sociedade” voltados, respectivamente, aos jovens e adolescentes e aos componentes da melhor idade.

Instalação de postos avançados de resgate nos municípios de Tianguá e Marco – O 3ºGB/ Sobral é responsável por 56 cidades da região Norte do Ceará, contando com um efetivo de 40 bombeiros militares. Para atender ocorrências na área de risco das proximidades do polo moveleiro, o 3ºGB instalou, estrategicamente, esses postos de apoio.

Na programação para comemorar os 40 anos de existência do 3ºGB/ Sobral, consta:

Simulado de incêndio com resgate de vítimas num prédio residencial localizado na praça de Cuba, no centro de Sobral, na manhã do dia 04 de abril (quinta-feira). Para esse simulado, o CBMCE contará com a participação do SAMU, Guarda Municipal sobralense e Polícia Militar. Todos os equipamentos e viaturas do CBMCE de Sobral serão testados nessa operação, que objetiva o treinamento e o aperfeiçoamento de todos os envolvidos em um eventual sinistro, além de consistir em uma exposição para a sociedade dos equipamentos e da importância do trabalho da Corporação Bombeiro Militar.

Lançamento de uma campanha de combate aos trotes, na qual será abordado o ato criminoso, bem como as conseqüências nocivas de praticá-lo com os órgãos públicos de segurança.

Solenidade comemorativa referente aos 40 anos de existência do 3ºGB. Haverá exibição de um vídeo institucional, um jantar de confraternização do efetivo e dos colaboradores no Pallace Buffet, e os militares e os civis que se destacaram no desempenho de suas funções e apoiaram a Corporação serão condecorados.