AESP Promove Workshop

28 de janeiro de 2013 - 11:09

AESP promove workshop de Métodos de Produção de Conteúdos em EAD

Workshop visou capacitar profissionais do sistema de Segurança Pública a produzir conteúdos em EAD para disciplinas dos Cursos ministrados pela AESP

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) ofertou, ontem, 24 de janeiro, o workshop de Métodos de Produção de Conteúdos em Ensino a Distância (EAD), direcionado aos profissionais do sistema de Segurança Pública interessados em produzir, inicialmente, conteúdos para as disciplinas dos Cursos de Habilitação e Ascensão Profissional da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Perícia Forense.

 

O workshop observou as especificidades deste tipo de produção. O material a ser lançado será de autoria de cada conteudista. Eles deverão alimentar os conteúdos das disciplinas on-line, por meio da plataforma Moodle, adaptada por colaboradores da AESP para uso interno.

 

A modalidade de Ensino a Distância é um processo pedagógico focado principalmente na autoaprendizagem do aluno e não apenas no ensino de conceitos. Ela permite a interatividade entre aluno e tutor, utilizando tecnologias que facilitam a comunicação entre eles e proporcionam contato freqüente, mesmo que a quilômetros de distância. Além disso, um maior número de pessoas pode ser capacitadas ao mesmo tempo, flexibilidade de horários para estudos e os custos deste processo são significativamente menores.

 

Por todos estes motivos, a Academia tem investido cada vez mais em aprendizagem a distância, que foi um dos aspectos considerados para melhorar o ensino em Segurança Pública, abordado no I Encontro de Gestores dos Órgãos de Segurança Pública do Nordeste (I ENGESP/NE), realizado em novembro de 2012, na AESP/CE.

 

A Coordenadora Geral de Ensino e Instrução (COGEN), Dra. Telma Melo, e o Diretor-Geral da AESP, Cel PM Roosevelt Alencar, conferiram as primeiras horas de aula do Curso e incentivaram a produção de conhecimento e afirmaram que a AESP continuará investindo nesta modalidade de ensino, que dá oportunidade a alunos e candidatos que moram distantes dos Centros de Ensino a terem acesso aos conteúdos desenvolvidos.