Estiagem

5 de setembro de 2012 - 12:24

Estiagem

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará – CBMCE vem a público, tratar de um tipo de ocorrência muito comum neste período de estiagem em todo o Estado: os incêndios em vegetação ou incêndios florestais, que surgem quando há fogo fora de controle em qualquer tipo de vegetação, seja em plantações, pastos ou áreas de cerrado e caatinga. O fogo destrói a vegetação nativa, mata animais domésticos e selvagens causando sérios prejuízos financeiros e colocando em risco a vida de pessoas e das comunidades em que vivem. Estas podem sofrer com problemas respiratórios, do coração e sistema nervoso, conjuntivite, alergias e intoxicações.

Alguns fatores podem ser apontados como causas principais dos incêndios florestais: O uso inadequado do fogo por parte de criadores que provocam a queima para que haja o rebrotamento da pastagem e de agricultores, para o plantio de lavouras; a ação de vândalos e criminosos; ações de crianças que têm ao alcance algum agente ígneo; o ato de soltar balões, de queimar lixo e causas acidentais ou naturais como os raios. Esses fatores são agravados pela velocidade do vento, pela temperatura elevada e o tipo de vegetação local. De qualquer modo, a morte de animais e plantas causa sério desequilíbrio ambiental, inclusive, com a degradação do solo, como erosão e assoreamento de cursos d’água.

Algumas medidas preventivas indicadas envolvem ações educacionais, respeito às leis e a construção de aceiros – faixas de terreno sem vegetação – nas queimas controladas. Importante salientar que uma operação de combate a incêndio florestal é bastante exaustiva e exige a mobilização de pessoal treinado e a alocação de equipamentos e viaturas especiais. Ressalte-se que, o Código Penal – Lei nº 2.848/1940, em seu art. 250, considera crime o ato de causar incêndio e o Código Florestal de 1965, regulamentado pelo Decreto nº 2.661 de 1998, proíbe o emprego do fogo nas florestas e demais formas de vegetação.

O CBMCE, dentro de sua estrutura organizacional, conta com o Núcleo de Bombeiros do Interior, unidade responsável pela execução das operações de Bombeiro Militar no Interior do Estado do Ceará, competindo-lhe o comando, controle e fiscalização das missões que lhe são atribuídas pelo Comandante Geral da Corporação, atuando no apoio à defesa civil estadual e nas funções de proteção da incolumidade e do socorro das pessoas em caso de infortúnio ou de calamidade; exercer atividades de polícia administrativa para a prevenção e combate a incêndio, bem como de controle de edificações e seus projetos, visando a observância de requisitos técnicos contra incêndio e outros riscos; a proteção, busca e salvamento de pessoas e bens, socorro médico de emergência pré-hospitalar, de proteção e salvamento aquáticos; desenvolver ações educativas de prevenção de incêndio, socorro de urgência, pânico coletivo e proteção ao meio ambiente, bem como ações de proteção e promoção do bem-estar da coletividade e dos direitos, garantias e liberdades do cidadão; estimular o respeito à cidadania, através de ações de natureza preventiva e educacional.

O NBI possui unidades operacionais devidamente preparadas para o combate a incêndios florestais localizadas nos municípios de Sobral, Iguatu, Quixeramobim, Limoeiro do Norte, Juazeiro do Norte, Crato, Tauá e Crateús que podem ser acionadas diretamente na sede das mesmas ou através da linha 193. Sugere-se à população em geral que até a chegada de uma equipe ao local do incêndio as pessoas adotem alguns cuidados básicos como: não entrar em desespero, procurar um local seguro para si e para seus familiares e, caso seja possível, retirar animais domésticos da área. Nos casos de incêndios às margens de rodovias, os motoristas devem redobrar a atenção para que se evitem acidentes de trânsito.

A seguir são apresentadas as ocorrências de incêndios em vegetação surgidas entre os meses de janeiro e julho do corrente ano, nas seções de bombeiros do NBI.

Incêndio em Vegetação NBI 1º Semestre 2012

Sobral