Competição de Combate à Incêndio

14 de junho de 2012 - 11:18

Competição de Combate à Incêndio

 

Com o advento da Semana de Prevenção, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará promoverá a Competição de Combate a Incêndio, a ser realizada no Campo de Treinamento da 4ª Seção do 1º Grupamento de Bombeiros, localizado no bairro José Walter.

 

O evento acontecerá no dia 26 de junho de 2012 às 7 horas e 30 minutos, com a prova de Bomba Armar e resgate de vítimas, que serão avaliadas por uma comissão composta por 4 oficiais, sendo todo o material necessário fornecido pela comissão organizadora da competição.

 

As equipes de competidores serão formadas por sete bombeiros militares, que podem se inscrever até o dia 25 de junho no 1º Grupamento de Bombeiros. A pontuação dos participantes obedecerá ao presente regulamento.


Regulamento da Competição

Art. Fica Regulamentada a Competição de Combate a Incêndio- 2012, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, com a prova de Bomba Armar nº 01 e resgate de vitima pelo presente instrumento.

Art. A competição visa promover a integração social e profissional do pessoal do Corpo de Bombeiros, incentivando o aprimoramento profissional dos militares envolvidos, bem como divulgar ao publico interno e externo, a excelência da qualificação profissional dos militares da corporação.

 

Art. A Competição será realizada no dia 26 de junho de 2012, às 07h30min, no pátio interno da 4ªSB/1ºGB – José Walter.

 

Art. A Competição será dividas em 03 (três) partes, a primeira será a de instrução das equipes participante, a segunda será a Prova e a terceira divulgação do resultado final já com o julgamento dos recursos apresentados à comissão julgadora.

 

Art. A Competição será organizada, distribuída e avaliada por uma comissão composta de 04 (quatro) Oficiais.

 

Parágrafo Único. O Presidente da comissão avaliadora será o Comandante do 1° Grupamento de Bombeiros ou o seu substituto legal.

 

Art. 6°. As equipes de competidores serão formadas por 07 (sete) Bombeiros Militares, referente à composição da guarnição de bomba, de cada unidade operacional ou administrativa.

 

Art. O prazo para as inscrições das equipes será até as 08h00min do dia 25 de junho de 2012, na sala do Comandante do 1º Grupamento de Bombeiros.

 

Art. 8°. A prova da competição consiste no estabelecimento do equipamento hidráulico, empregado durante as operações de bombeiros no plano horizontal, denominada “Guarnição de Bomba Armar N° 01”, ou seja, 01(uma) mangueira na ligação e 01(uma) em cada linha de ataque, bem como, o resgate de uma vítima no interior da casa de fumaça, observando-se todos os procedimentos de conduta da Guarnição.

 

Parágrafo Único. Todo material necessário (combate a incêndio) para realização da prova será fornecido pela Comissão Organizadora no dia e horário da competição.

 

Art. 9°. A prova será realizada observando a seguinte cronologia:

 

a) Início da Prova com o acionamento da Guarnição (equipe competidora) pelo Juiz;

b) Identificação das funções dos integrantes da guarnição;

c) Deslocamento da 1ª e 2ª linhas de combate, para o resgate da vitima na casa de fumaça, comandados pelo chefe da guarnição, após comando: Resgatar vitimas;

d) Ao fim do resgate, deslocamento da guarnição para o estabelecimento dos equipamentos, após o comando de “Bomba Armar”;

e) O chefe da guarnição deverá comandar “bomba funcionar” e os chefes de linhas deverão entrar no “labirinto” a fim de fazerem a extinção do incêndio.

f) O chefe da guarnição deverá comandar “bomba auto”, depois “Desarmar”;

g) Ao final, a Guarnição recolherá o material e se posicionará em local previamente estabelecido, onde será comandado “sentido” pelo chefe da guarnição.

 

§ 1°. A prova será avaliada por 04 (quatro) juízes onde cada 01 (um) avaliará as equipes em uma escala de pontuação de 0 (zero) a 10 (dez), sendo o resultado final expresso em média aritmética até duas casas decimais. Será considerado vencedor a equipe que obter a maior média final da competição.

§ 2°. Será acrescentado 0,5 décimo a nota final da equipe que realizar toda a prova no menor tempo cronometrado.

§ 3°. Durante a realização da prova não será permitido qualquer tipo de ajuda externa a equipe competidora ou qualquer ato de desrespeito aos membros da comissão, sendo os casos ocorridos julgados pela comissão que poderá aplicar sanções de redução de 01 (um) ponto na média final ou a desclassificação.

§ Será considerado falta e perderá ponto o que está regulamentada no anexo único.

Art. 10° Ao realizar a inscrição os membros das equipes competidoras concordam com todo regulamento e reconhecem saber do grau de dificuldade para concretização da prova.

Art. 11°. Finalizada a competição será aberto um prazo de 05 minutos para apresentação de recursos que porventura possam existir a comissão e após o julgamento divulgará o resultado final da competição.

Art. 12°. Os casos omissos serão julgados pela comissão avaliadora que diante de cada fato divulgará um parecer final.

 

Fortaleza, 05 de Junho de 2011

 

Vigoberto Souza da Silva – Ten Cel QOBM

Comandante do GB