Reanimação Cárdio Pulmonar

8 de julho de 2011 - 12:30

Reanimação Cárdio Pulmonar

A Associação Americana do Coração (American Hearth Association – AHA) lançou no ano de 2010 as novas diretrizes para a reanimação cárdio pulmonar ou RCP. De acordo com o protocolo 2010, a RCP para leigos treinados – pessoas que tem um conhecimento mínimo dos procedimentos – ficou mais fácil de ser aplicada.

Em caso de se verificar um paciente desacordado (inconsciente) e que não aparente estar respirando ou com respiração superficial, deve-se ligar para o serviço de emergência imediatamente – no Brasil, 192 (SAMU) ou 193 (Corpo de Bombeiros) – e começar a fazer compressões no centro do peito do paciente de maneira forte e rápida até a chegada do socorro, sem interrupções.

Em caso de paciente adulto, as compressões deverão ser realizadas com as duas mãos, dedos entrelaçados; para crianças (1 a 8 anos) utiliza-se somente uma das mãos; em caso de bebês (28 dias a 1 ano), as compressões serão realizadas somente com dois dedos.

A frequência das compressões deverá ser de 100 por minuto – similar ao toque de ocupado do telefone. A profundidade das compressões deverá ser de 5cm para adultos e 1/3 da largura do tórax para crianças e bebês.