GSU – Evolução e Visibilidade Operacional

27 de junho de 2011 - 13:35

GSU – Evolução e Visibilidade Operacional

O Grupamento de Socorro de Urgência do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará vem trabalhando ininterruptamente em projetos que fomentem políticas publicas e que potencializem a dignidade humana do povo cearense. E conforme o que preceitua no art. 190 da carta magna Estadual, a unidade militar é responsável pelo cumprimento do serviço médico de emergência.

A visão holística de ações encabeçadas pelo GSU está concentrada na grande necessidade de todos que trafegam em seus carros pelas rodovias estaduais, que é assistência Pré-hospitalar. Pois, de um momento para o outro, os nossos contribuintes podem precisar de suporte básico e/ou avançado de vida, carecer de atendimento de urgência e emergência especializado e que seja executado por pessoas conscientes, profissionalizadas e doutrinadas para o cumprimento da missão dada.

A demanda de veículos tem aumentado consideravelmente no nosso Estado, o nosso crescimento econômico tem sido percebido sobremaneira e esse por sua vez aponta mudanças. Nunca este Estado, passou por tantas mudanças e em tão pouco tempo, uma administração estadual moderna e inteligente que tem proporcionado grandiosas alterações no perfil do crescimento econômico estadual.

No projeto desenvolvido pelo G.S.U. se estabelece convênios com as forças amigas, especificamente a POLICIA RODOVIARIA ESTADUAL, através do DETRAN-CE, visando alocar em cada posto rodoviário da P.R.E. uma ambulância, que pode realizar os serviços de desencarceramento de vitimas (retirada de vitimas presas nas ferragens de veículos colididos), estabilizando uma vitima e oferecendo-lhe atendimento pré-hospitalar, e em seguida conduzindo-a para hospital de emergência adequado, minimizando assim o risco de morte daquele cidadão cearense ou reduzindo a sua permanecia em hospitais.

O G.S.U. comandado pelo TenCel BM Anderson e Maj BM Luciano Wagner conta, hoje, com um efetivo de 102 (cento e dois) abnegados bombeiros divididos entre motoristas, enfermeiro, auxiliares e/ou técnicos de enfermagem e socorristas que atendem diariamente a diversos tipos de ocorrências na área de emergência pré-hospitalar, entre elas: acidente de trânsito; agressão; desabamento com vítimas; intoxicação exógena; afogamento; queimadura; choque elétrico; queda; mal súbito; emergência obstétrica, etc.

Atualmente a unidade militar conta com 02 (duas) ambulâncias tipo resgate, sendo que 30 (trinta) estão em processo licitatório para acrescer a frota operacional da unidade e incrementar o serviço de resgate nas principais rodovias estaduais.

já em 2007, o G.S.U. registrou nos anais da história da Corporação umas das maiores conquistas que a unidade desempenha com grande profissionalismo, foi a execução do projeto SAMU Litoral Leste. O primeiro SAMU regional do Ceará foi executado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, através do contingente do G.S.U. e atende a população de 14 municípios do litoral leste. São 512 mil pessoas com atendimento em casos de urgência e emergência.

Hoje o G.S.U. passa a contar com um espaço próprio, moderno, com maior facilidade de deslocamento das ambulâncias, tendo em vista as opções de saída pelas avenidas Godofredo Maciel e Perimetral. A nova sede conta com hall de recepção e espera, salas para comando e subcomando, logística, auditório com capacidade para 40 pessoas, copa, banheiros, arquivo, almoxarifado, sala de esterilização, de expurgo e vagas para estacionamento, causando um impacto positivo no crescimento da auto-estima dos bombeiros militares que compõem o efetivo da unidade, que é considerado o “carro chefe” em atendimentos de emergência médica do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará.

A nova sede se deve ao valioso investimento do Governador do Estado do Ceará, que buscou ofertar melhorias as condições de trabalho aos militares e que teve como execução a Secretaria de Infraestrutura, através do DETRAN.