Corpo de Bombeiros orienta sobre cuidados no uso de panela de pressão

13 de junho de 2021 - 09:32 # # # # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

Corpo de Bombeiros orienta sobre cuidados no uso de panela de pressão

O Corpo de Bombeiros orienta sobre cuidados no uso de panela de pressão. Prevenir, com este intuito o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) preparou algumas dicas, já que o fato de ser um utensílio bastante conhecido não significa que o seu manuseio adequado é também conhecido por todos. Contudo, não basta colocar água e levar ao fogo. Nesta oportunidade vamos orientar alguns cuidados indispensáveis que precisam ser adotados para evitar acidentes domésticos – como a expansão repentina causada por excesso de pressão – e que podem ocasionar prejuízos materiais e até afetar fisicamente pessoas que estejam próximas.

Primeiramente, a prevenção já se inicia na compra da panela de pressão. Para tanto, observe se sua panela dispõe do selo do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e, somente adquira em lojas credenciadas.

De acordo com o 1º Tenente Ronaldo Pacífico Xavier da Silva, ” sempre se deve observar a manutenção das três partes de segurança da panela de pressão que são: a válvula de pressão, a válvula de segurança e a borracha de vedação”, destacou o oficial.

Dicas para evitar acidentes

Manutenção

Manter a panela de pressão com a manutenção em dia, ou seja, limpar com regularidade a válvula de pressão e a válvula de segurança, retirando toda a obstrução que normalmente se dá por meio de gordura. Como também, assim que perceba desgaste na  borracha de vedação se deve trocá-la. A maioria dos acidentes e incidentes ocorrem pelo não alívio na pressão da panela por meio da válvula de segurança e/ou válvula de pressão.

Uso diário

Todavia, no uso diário, recomendamos colocar os condimentos e temperos após os alimentos. Primeiramente se amolece os alimentos com a pressão e somente depois se coloca os temperos. Atitude simples que diminui o risco de obstrução da válvula e, consequentemente, de acidentes.

Assim como, na panela de pressão se deve colocar apenas o volume de alimento e água indicado no manual de instrução. Atitude simples que também previne o desgaste do utensílio e a sua deformação. O indicado, geralmente, é usar 65% da capacidade do utensílio, ou seja, se é um recipiente com capacidade de cinco litros, deve-se colocar um volume de apenas três litros.

Outro ponto importante é aplicar a recomendação do manual da panela de pressão no que diz respeito ao tempo de permanência no fogo. Não é aconselhável ultrapassar 15 minutos, a partir do início da fervura. Ou seja, observar o som característico da panela, que quer dizer que a fase de cozimento do alimento se iniciou. A partir desse momento se deve estar atento aos tempos de cozimento dos alimentos que são distintos para que não se ultrapasse.

É preciso observar, enquanto a panela estiver no fogo, se a válvula está funcionando normalmente, se está aliviando ou não a pressão. Se a válvula não estiver liberando pressão, provavelmente estará obstruída e o alívio deverá ser feito mecanicamente. Para isso, basta levantar a válvula de pressão suavemente e após o uso limpá-la adequadamente, retirando toda a gordura, como já foi orientado.

O posicionamento do cabo da panela também é um item de segurança. Ele deve estar sempre voltado para o interior do fogão, e nunca para fora, evitando que, acidentalmente, a panela seja derrubada.

Nunca se deve abrir a panela de pressão sem verificar se toda a pressão foi aliviada.

Pós uso

Sempre após o uso da panela de pressão, os resíduos de gordura têm que ser removidos cuidadosamente da válvula de pressão, para não ocorrer obstrução.

A borracha e a tampa devem ser lavadas separadamente. Com a borracha limpa, é recomendável observar se a mesma apresenta algum tipo de falha. O ideal é não guardar a borracha na tampa, porque ela perde a elasticidade.

Nunca levar a panela de pressão após o uso para a pia e abrir a torneira d’água, pois esta atitude poderá ensejar um choque térmico por conta das diferenças de temperaturas da água da torneira e da panela de pressão.