Corpo de Bombeiros orienta sobre cuidados no uso de panela de pressão

13 de junho de 2021 - 09:32 # # # # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

Corpo de Bombeiros orienta sobre cuidados no uso de panela de pressão

Corpo de Bombeiros orienta sobre cuidados no uso de panela de pressão

O Corpo de Bombeiros orienta sobre cuidados no uso de panela de pressão. Prevenir, com este intuito o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) preparou algumas dicas, já que o fato de ser um utensílio bastante conhecido não significa que o seu manuseio adequado é também conhecido por todos. Contudo, não basta colocar água e levar ao fogo. Nesta oportunidade vamos orientar alguns cuidados indispensáveis que precisam ser adotados para evitar acidentes domésticos – como a expansão repentina causada por excesso de pressão – e que podem ocasionar prejuízos materiais e até afetar fisicamente pessoas que estejam próximas.

Primeiramente, a prevenção já se inicia na compra da panela de pressão. Para tanto, observe se sua panela dispõe do selo do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e, somente adquira em lojas credenciadas.

De acordo com o 1º Tenente Ronaldo Pacífico Xavier da Silva, ” sempre se deve observar a manutenção das três partes de segurança da panela de pressão que são: a válvula de pressão, a válvula de segurança e a borracha de vedação”, destacou o oficial.

Dicas para evitar acidentes

Manutenção

Manter a panela de pressão com a manutenção em dia, ou seja, limpar com regularidade a válvula de pressão e a válvula de segurança, retirando toda a obstrução que normalmente se dá por meio de gordura. Como também, assim que perceba desgaste na  borracha de vedação se deve trocá-la. A maioria dos acidentes e incidentes ocorrem pelo não alívio na pressão da panela por meio da válvula de segurança e/ou válvula de pressão.

Uso diário

Todavia, no uso diário, recomendamos colocar os condimentos e temperos após os alimentos. Primeiramente se amolece os alimentos com a pressão e somente depois se coloca os temperos. Atitude simples que diminui o risco de obstrução da válvula e, consequentemente, de acidentes.

Assim como, na panela de pressão se deve colocar apenas o volume de alimento e água indicado no manual de instrução. Atitude simples que também previne o desgaste do utensílio e a sua deformação. O indicado, geralmente, é usar 65% da capacidade do utensílio, ou seja, se é um recipiente com capacidade de cinco litros, deve-se colocar um volume de apenas três litros.

Outro ponto importante é aplicar a recomendação do manual da panela de pressão no que diz respeito ao tempo de permanência no fogo. Não é aconselhável ultrapassar 15 minutos, a partir do início da fervura. Ou seja, observar o som característico da panela, que quer dizer que a fase de cozimento do alimento se iniciou. A partir desse momento se deve estar atento aos tempos de cozimento dos alimentos que são distintos para que não se ultrapasse.

É preciso observar, enquanto a panela estiver no fogo, se a válvula está funcionando normalmente, se está aliviando ou não a pressão. Se a válvula não estiver liberando pressão, provavelmente estará obstruída e o alívio deverá ser feito mecanicamente. Para isso, basta levantar a válvula de pressão suavemente e após o uso limpá-la adequadamente, retirando toda a gordura, como já foi orientado.

O posicionamento do cabo da panela também é um item de segurança. Ele deve estar sempre voltado para o interior do fogão, e nunca para fora, evitando que, acidentalmente, a panela seja derrubada.

Nunca se deve abrir a panela de pressão sem verificar se toda a pressão foi aliviada.

Pós uso

Sempre após o uso da panela de pressão, os resíduos de gordura têm que ser removidos cuidadosamente da válvula de pressão, para não ocorrer obstrução.

A borracha e a tampa devem ser lavadas separadamente. Com a borracha limpa, é recomendável observar se a mesma apresenta algum tipo de falha. O ideal é não guardar a borracha na tampa, porque ela perde a elasticidade.

Nunca levar a panela de pressão após o uso para a pia e abrir a torneira d’água, pois esta atitude poderá ensejar um choque térmico por conta das diferenças de temperaturas da água da torneira e da panela de pressão.

Vidas alheias e riquezas salvar!