Corpo de Bombeiros recebe visita de inspeção da 10ª Região Militar

25 de julho de 2019 - 13:12

O Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) recebeu a visita de inspeção geral do comandante da 10ª Região Militar, General de Divisão Fernando José Soares da Cunha Mattos, na manhã desta quinta-feira, 25. A vinda do Comandante da 10ª RM teve o intuito de conhecer a situação operacional e administrativa do CBMCE nos moldes previstos pela Inspetoria Geral das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros (IGPM).

A Comitiva do Comando da 10ª Região do Exército Brasileiro foi composta, além do General de Divisão, Fernando José Soares da Cunha Mattos; pelo Cel Eng. Rony Prudente Cavalcante, Chefe do Estado Maior Especial da 10ª RM; pelo Cel Pedro Souza Holanda, Chefe do Serviço Militar Regional / 10ª RM; pelo Cel Renato de Oliveira Assis, Chefe da Seção de Inteligência; pelo Cel R1 José Bezerra de Menezes Neto, Chefe da Assessoria Institucional; e S Ten Eng. José Araújo de Siqueira Filho: Adj. Cmdo 10ª RM.

A comitiva foi recebida pelo comandante geral do CBMCE, coronel Luís Eduardo Soares de HOLANDA, e pelo comandante geral adjunto, coronel CLEYTON Bastos Bezerra. Após a recepção e café da manhã, o comandante HOLANDA explanou acerca da estrutura organizacional, efetivo previsto e existente na Corporação, bem como a distribuição por postos e graduações, afastamento por problemas de saúde, situação disciplinar dos militares, policiais indiciados em inquéritos e punidos disciplinarmente.

Além disso, também houve apresentação sobre as promoções de oficiais e praças, assistência médica para militares e familiares, articulação da Corporação no Estado do Ceará, bem como projetos futuros e o planejamento estratégico do CBMCE e a integração desta corporação com os demais órgãos que compõem a cúpula da Segurança Pública do Estado do Ceará.

Em sua fala, o comandante da 10ª Região Militar do Exército Brasileiro, o General de Divisão, Fernando José Soares da Cunha Mattos comentou que em breve estará abrindo um estágio em operações psicológicas, e, tem tudo haver com os bombeiros, visto que os instrumentos das operações psicológicas vão além da comunicação social, não é apenas informar é mudar algum tipo de percepção que seu público alvo tenha da sua corporação, principalmente as percepções equivocadas, na oportunidade convidamos a participação do nosso corpo de bombeiros nesse estágio. Reforçou o General CUNHA MATTOS.

Do mesmo modo, o General também comentou, por achar muito relevante, sobre a fala do comandante HOLANDA, na questão da segurança indireta que a corporação presta para a segurança publica, e, talvez se possa explorar esse aspecto na questão das operações psicológicas, por exemplo, as inspeções realizadas pelo comando de engenharia de prevenção de incêndio (CEPI), e o quanto se salva de vidas por meio dessas vistorias e inspeções? Como reflexo uma cidade mais segura. Ressaltou o General CUNHA MATTOS.

Após a explanação do comandante HOLANDA e do General CUNHA MATTOS, foi servido um café da manhã, que contou, ainda, com a participação de oficiais do Alto Comando desta Corporação.

Logo em seguida, foi apresentada uma pequena mostra do poder operacional do CBMCE.

Em atuação desde 1967, a Inspetoria Geral das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros (IGPM) tem a missão de executar, no âmbito do Exército Brasileiro, como Órgão Central, as ações de coordenação e controle das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares, de acordo com a legislação vigente.