10ªRM e CMCB realizam Formatura de conclusão da EsIM – 10.001

15 de dezembro de 2020 - 12:51 # # # # #

Na tarde desta quarta-feira (9), se realizou no Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará (CMCB)  a formatura de encerramento do ano de Instrução da Escola de Instrução Militar 10-001 e Entregada da Medalha Subtenente Francisco Flávio Guedes Almeida Júnior (Instrutor Chefe da EsIM 10-001, concedida pelo Coronel Francisco Zélio Martins de Menezes Júnior, Comandante do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros, Colégio Rachel de Queiroz e apresentação do novo instrutor da EsIM 10-001, para o Biênio de 2021/2022.

Na solenidade foram entregues diplomas aos alunos da EsIM 10-001, concedido pelo Major Alexandre Menezes da Silva, Comandante da Companhia de Comando da 10ª Região Militar, Organização Militar madrinha da EsIM 10-001.

Prestigiaram a solenidade o General de Divisão Luciano Guilherme Cabral Pinheiro, Comandante da 10ª Região Militar, Região Martim Soares Moreno, do Coronel Jucenilio Evangelista da Silva, Comandante do Colégio Militar de Fortaleza, do Coronel Luís Eduardo Soares de Holanda, Comandante Geral do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará, do Coronel Francisco Zélio Martins de Menezes Júnior, Diretor da Escola de Instrução Militar 10-001 e Comandante do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros, do Tenente Coronel Porto, Comandante do Colégio Militar da Polícia, do Major Antônio Cavalcante de Oliveira Júnior, Chefe da Seção de Tiro de Guerra da 10ª Região Militar, do Major Alexandre Menezes da Silva, Comandante da Companhia de Comando da 10ª Região Militar, do Subtenente José Augusto Siqueira Filho, Adjunto de Comando da 10ª Região Militar, do Subtenente Francisco Flávio Guedes Almeida Junior, Chefe de Instrução exonerado da Escola de Instrução Militar 10-001; do Subtenente Moisés Bastos de Morais, Chefe de Instrução da Escola de Instrução Militar, designado para o Biênio 2021/2022.

A implantação da EsIM é resultado de um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Exército Brasileiro, por meio da 10ª Região Militar (10ª RM) na pessoa do Exmo. Sr. General de Divisão Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) na pessoa do Exmo Sr. Cel Comandante Geral Heraldo Maia Pacheco por meio do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB) na pessoa do Cel Comandante Diretor José Nildson de Oliveira sob os auspícios da Portaria n. 288 – Cmt Ex. De 8 de abril de 2015 que versa sobre as Instruções Gerais para o Funcionamento das Escolas de Instrução Militar (EB 10-IG-02.012).

Orgulho

O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB) em parceria com a 10ª Região Militar (10ª RM) implantou a Escola de Instrução Militar (EsIM), sendo a única Escola de Instrução Militar do Brasil vinculada a uma Força Auxiliar, no caso, o Corpo de Bombeiros do Ceará, em funcionamento, atualmente, e a sexta instituição do Brasil que faz parte desta iniciativa, que possibilita aos alunos do CMCB prestarem serviço militar obrigatório, conciliando com seus estudos do Ensino Médio.

Inspirado no sucesso já consagrado das Escolas de Instrução Militar (EsIM), o Exército Brasileiro, por intermédio do Departamento Geral do Pessoal, está disponibilizando, com a coordenação do Comando da 10ª Região Militar, a possibilidade de jovens prestarem o serviço militar obrigatório, conciliando com seus estudos em estabelecimento de Ensino Médio.

O que são as EsIMs?

As Escolas de Instrução Militar (EsIM) são Órgãos de Formação da Reserva (OFR) que possibilitam a prestação do Serviço Militar por estudantes voluntários(as), de Estabelecimento de Ensino (Estb Ens) do Ensino Médio, inclusive Técnico-Profissional, e da Educação Superior, de modo a atender a Instituição, o que tange à conscrição do(a) jovem cidadão(ã), conciliando a prestação do serviço militar a uma aprendizagem formal.

Como funciona o Curso?

O curso será realizado nas dependências do CMCB e bem como na Companhia de Comando da 10ª Região Militar, Organização Militar designada como apoiadora das atividades da Escola de Instrução Militar da 10ª Região Militar, com um regime de instrução descontínuo, visando à conciliação com atividades acadêmicas, perfazendo 200 horas de instrução ou 18 semanas. Também fará parte da instrução um programa de palestras e visitas em instituições públicas e privadas, buscando um conhecimento geral em todos os campos de atividade, da sociedade e da vida comunitária, com ênfase no interesse por atividades cívico-sociais, além de uma instrução de campo em Penedo.

Braço forte, mão amiga!

Vidas alheias, riquezas salvar!