11 de maio de 2022 - 19:11 # # # # #

Ascom CBMCE | CMCB realiza formatura de matrícula da Escola de Instrução Militar 10-001

CMCB realiza formatura de matrícula da Escola de Instrução Militar 10-001

formatura de matrícula da Escola de Instrução Militar do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros

CMCB realiza formatura de matrícula da Escola de Instrução Militar 10-001. Na noite desta terça-feira, 10 de maio, foi realizada no Colégio Militar do Corpo de Bombeiros (CMCB) a formatura de matrícula da Escola de Instrução Militar 10-001 (EsIM 10-001). Na Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4).

Assim como, neste ano, pela primeira vez, há mais mulheres do que homens matriculados para o ano de instrução, elas são 18 de um total de 32 alunos.

A princípio, a Escola de Instrução Militar do Exército (EsIM) tem 32 anos matriculados, destes, 18 são alunas e 14 são alunos, todos do 3º anos do Ensino Médio, que passarão a dedicar duas tardes por semana à prestação voluntária do Serviço Militar, conciliando a atividade com o estudo formal.

Braço forte, mão amiga

A EsIM 10-001 é uma parceria entre o Exército Brasileiro e o Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará que possibilita a prestação do Serviço Militar aos alunos do CMCB ainda durante a formação escolar.

Durante a formatura, o Comandante da 10ª RM, General de Divisão André Luiz Ribeiro Campos Allão, foi agraciado com a medalha do Mérito Rachel de Queiroz, a mais alta condecoração ofertada pelo CMCB. O Subtenente Moisés Bastos, Chefe da Instrução da EsIM 10-001, foi agraciado com título de Amigo do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros pelos os relevantes serviços prestados à frente das instruções.

CMCB realiza formatura de matrícula da Escola de Instrução Militar 10-001

A formatura foi marcada por momentos de grande emoção, primeiro dos pais e responsáveis ao entregar aos seus filhos a Boina Verde Oliva e as Insígnias da EsIM; segundo, pelo orgulho dos alunos de envergarem a farda do Exército Brasileiro.

Pioneirismo

Além de ser a primeira escola pública estadual do Nordeste a implantar a EsIM – e, até hoje, a única do país vinculada às Forças Auxiliares e Reserva, a fazê-lo – o CMCB registra esse ano mais uma peculiaridade: pela primeira vez, há mais mulheres do que homens iniciando o projeto.

“É uma atividade à qual elas não tinham acesso até 2019 e desde que passaram a ter dá pra perceber uma procura crescente. Entendo que isso prova o interesse das mulheres pela carreira das armas, que só não era percebido antes por falta de oportunidade”, avalia o subtenente Moisés, chefe da instrução da EsIM.

Letícia Fernandes, aluna do 3º Ano do EM, é uma das participantes. Ela, que pretende seguir a carreira militar,” aguardava desde 2019 a oportunidade para fazer parte da Escola de Instrução”, comentou.

“É uma grande oportunidade para as mulheres que querem servir ao País, assim como eu, que estou servindo na EsIM. Isso me faz sentir cada vez mais perto de realizar o meu sonho, saber que estou fazendo parte de uma força militar brasileira tão importante quanto o Exército Brasileiro. Fico feliz em fazer parte do que eu amo e pretendo seguir para o resto da minha vida”, revela.

CMCB realiza formatura de matrícula da Escola de Instrução Militar 10-001

A Escola de Instrução Militar (EsIM)

As Escolas de Instrução Militar são Órgãos de Formação de Reservistas que possibilitam a prestação do Serviço Militar por alunos de Estabelecimento de Ensino do Ensino Médio e da Educação Superior. Ao final do ano de instrução, os homens recebem o Certificado de Reservista de 2ª Categoria e a Certidão de Tempo de Serviço Militar (CTSM), enquanto as mulheres recebem uma Certidão de Tempo de Serviço Público.

Em ambos os casos, os formados são incluídos na reserva do Exército, podendo contar com a experiência militar na sua seleção para o quadro temporário do Exército ou agregando vivência na formação acadêmica para o mercado de trabalho.