Oficiais do CBMCE têm artigos aprovados em publicação científica da Supesp
10 de setembro de 2025 - 23:04
A Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (SUPESP), por meio de seu Comitê Científico, divulgou o resultado da Chamada Pública de Artigos para o Dossiê Temático: O Papel das Guardas Municipais na Segurança Pública. A publicação, em formato de e-book, está prevista para o dia 28 de outubro de 2025 e reunirá trabalhos de pesquisadores e profissionais de todo o Brasil, trazendo contribuições relevantes ao debate acadêmico e às práticas de segurança pública.
Três artigos de autoria de oficiais do CBMCE. O coronel Luiz Claudio Araújo Coelho, diretor de ensino bombeiro militar da Academia Estadual de Segurança Pública (AESP), mestre em Educação, teve dois artigos aprovados em coautoria com o coronel José Ananias Duarte Frota, da reserva remunerada, que possui o Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia pela Escola Superior de Guerra. As produções “Governança em rede e resposta a crises: sistemas de comando de incidentes como catalizador da integração interinstitucional entre guardas municipais e corpos de bombeiros militares” e “Guardas municipais e o Sistema de Segurança Pública: limites constitucionais e o debate sobre a polícia municipal” abordam temáticas estratégicas sobre integração interinstitucional e os limites constitucionais da atuação das guardas municipais.
Já o capitão Francisco Carlos de Araújo, da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, mestre em Climatologia, teve o artigo “A atuação da guarda municipal no enfrentamento aos desastres: contribuições ao Sistema de Proteção e Defesa Civil no Ceará” aprovado. Trata-se de uma reflexão sobre o papel estratégico das Guardas no apoio à gestão de riscos e desastres e na integração ao SPDC.
A aprovação simultânea desses trabalhos consolida a Corporação como instituição comprometida com a produção científica aplicada e com a construção de soluções inovadoras para os desafios da segurança pública e da defesa civil.
“Esta aprovação é motivo de gratidão e estímulo para continuar investindo na pesquisa e no diálogo interinstitucional. Acredito que a integração entre ciência e prática operacional é fundamental para que possamos construir soluções cada vez mais eficientes e humanas na área da segurança pública”, avalia o coronel Luiz Cláudio.