Bombeiros têm artigos publicados na 1ª edição da Revista Segurança em Foco

4 de junho de 2019 - 09:36

Os tenente-coronéis Ricardo Rodrigues Catanho de Sena e Roberta Barbosa Monteiro, autores do artigo O Gerenciamento dos Saberes Integrados como Política Educacional e de Valorização dos Profissionais de Segurança Pública do Estado do Ceará, e os capitães Marcos Aurélio da Silva Lima e Roberto Hugo Martins, a soldado Lys Filinkowsky Ribeiro Lima e a estagiária Loren Teixeira Tavares, autores do artigo Principais causas de reprovação dos Projetos de Segurança contra Incêndio e Pânico (PSCIPs) submetidos à Coordenadoria de Atividades Técnicas do Ceará no ano de 2017, participaram da primeira edição da revista científica Segurança em Foco, organizada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

“O artigo visou identificar e relatar os principais erros cometidos nos projetos submetidos à análise no ano de 2017. A ideia surgiu a partir do alto índice de reprovação observado nos projetos de incêndio submetidos ao setor e a análise mostrou que os principais erros são sobre os dados iniciais da edificação, sistemas de hidrantes e canalização preventiva e saída de emergência”, explica o capitão Marcos.

A revista, que é uma iniciativa inédita no país entre secretarias da segurança pública, reúne artigos de estudiosos e profissionais da forças de segurança do Estado que abordam e aprofundam diversas temáticas relacionadas à segurança no Ceará.

A primeira edição teve tiragem de 300 exemplares e está sendo distribuída gratuitamente. A versão digital da publicação pode ser baixada direto do sítio institucional da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (www.sspds.ce.gov.br).

A coletânea de artigos foi selecionada por um conselho consultivo formado por professores e estudiosos renomados no Ceará e no Brasil: Gleison Mendonça Diniz, pós-doutor em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará – UFC e doutor em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza – Unifor; Antonio Germano Magalhães Júnior, pós-doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN e doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC; Régis Façanha Dantas, doutor em Economia pela Universidade Federal do Ceará – UFC; José Lenho Silva Diógenes, doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará – UFC; Laércio Noronha Xavier, doutor em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE; Renato Evando Moreira Filho, doutor em Patologia e Medicina Legal pela Universidade Federal do Ceará – UFC; Túlio Ítalo da Silva Oliveira, doutor em Química pela Universidade Federal do Ceará – UFC; Vivian Romero Santiago, doutora em Biotecnologia da Rede Nordeste pela Universidade Federal do Ceará – UFC; Germana Kelly Furtado Ferreira, doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Minho (Portugal) – Uminho; Marcelo Davi Santos, mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará – UFC; Paula Alves Tomaz, mestre em Geografia pela Universidade Federal do Ceará – UFC; Tatiany Soares Araújo, mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará – Uece; e Welisson Tavares da Silva, mestre em Engenharia e Ciência de Materiais pela Universidade Federal do Ceará – UFC.