CBMCE fecha galpão que armazenava fogos de artifício clandestinamente

15 de maio de 2019 - 16:48

Uma equipe do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio do Corpo de Bombeiros fechou na manhã desta quarta-feira (15) um depósito que armazenava clandestinamente mais de 25.000 unidades de fogos de artifício, na Rua Farias Lemos, em Messejana.

O material estava acondicionado em três contêineres improvisados e consistia em pelo menos 15 tipos de produtos diferentes, que iam desde rasga latas até girândolas capazes de disparar mais de mil tiros.

O responsável pela carga de fogos foi conduzido ao 6º DP, enquanto o material foi transportado, com o apoio da Polícia Militar, para um depósito autorizado a armazenar produtos pirotécnicos.

Risco de desastre

O galpão que abrigava os contêineres não apresentava nenhum dos dispositivos de segurança contra incêndio obrigatórios para locais de armazenamento de fogos de artifício. Além disso, carros parcialmente desmontados ao redor das grandes caixas metálicas sugeriam atividade de mecânica automotiva sendo realizada no mesmo ambiente onde os fogos ficavam acondicionados.

“É uma situação de alto risco para quem use a edificação ou more ao redor. Em um ambiente como esse, uma fagulha seria o suficiente para desencadear um incêndio devastador, devido à alta carga de incêndio armazenada”, explica o tenente-coronel Wagner Maia, comandante-adjunto de engenharia de prevenção de incêndio do CBMCE, que esteve no local acompanhando a fiscalização.

Denúncia

O Corpo de Bombeiros só chegou ao local clandestino após uma denúncia recebida por meio do Disque-Denúncia. O contato foi feito anonimamente e motivou uma vistoria fiscalizatória imediata por parte da Corporação.

“Nós contamos com o apoio da população para identificar e fechar os locais de venda, armazenamento e fabricação clandestinas de fogos de artifício. Essa parceria é fundamental para garantir a segurança de todos”, explica o tenente-coronel Wagner.