Governador assina ordem de serviço para novo Colégio dos Bombeiros

6 de junho de 2025 - 08:46 # # #

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB)

Governo do Ceará autoriza construção de 17 novas escolas de tempo integral

Em cerimônia realizada nesta quinta-feira (5), o Governo do Ceará assinou a ordem de serviço para a construção de 17 novas Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTIs). As unidades serão implantadas em 17 municípios cearenses, ampliando a oferta de educação integral no estado.

A solenidade reuniu o governador Elmano de Freitas, o secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, a secretária da Educação, Eliana Estrela, o presidente da Assembleia Legislativa (Alece), Romeu Aldigueri, e o superintendente de Obras Públicas, Valdeci Rebouças. Também estiveram presentes o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Cláudio Barreto, e demais autoridades.

A iniciativa representa um investimento significativo na rede estadual, reforçando o compromisso do Ceará com a expansão e a qualidade do ensino médio em tempo integral.

Governador assina ordem de serviço para novo Colégio dos Bombeiros

Governador Elmano de Freitas

Meta ousada: Ceará investe R$ 210 mi em 17 novas escolas para universalizar ensino integral até 2026

Universalização em marcha: O governador Elmano de Freitas reafirmou, durante a assinatura das ordens de serviço, que as 17 novas escolas integram o plano estadual para implantação total do ensino médio em tempo integral até 2026 na rede pública.

Somente em 2025, o Ceará investe R$ 657 milhões em 55 Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. “Legado para a juventude”, diz Elmano. “Esta é a pauta mais importante para o desenvolvimento do nosso povo“, declarou o governador Elmano de Freitas ao autorizar as 17 novas escolas integrais. “Um passo decisivo para que toda nossa juventude tenha acesso a este modelo“.

“Teremos orgulho de dizer: ‘houve um tempo sem escolas, hoje o Ceará oferece educação integral a todos'”, projetou Elmano. “Isso mudará o futuro da juventude e do estado”.

⏩ 17 novas unidades (14 EEMTIs + 1 Profissional + 1 Campo + 1 Quilombola).

📍 Municípios beneficiados: Aracati, Baturité, Crato, Eusébio, Fortaleza, Guaiúba, Icó, Itatira, Juazeiro do N., Mombaça, Mulungu, Pacatuba, Poranga, Quiterianópolis, Quixadá, S.G. do Amarante, Tauá

secretária Estrela

Além das 55 escolas em construção, o governador Elmano de Freitas assinou a convocação dos 13 últimos professores remanescentes do concurso da Seduc. O ato encerra um ciclo de 1.461 nomeações desde janeiro de 2023.

“O que se constrói na escola são projetos de vida e sonhos – de alunos e professores. Por isso, seguiremos investindo sem pausas na valorização da educação.” Enfatizou  a Secretária da Educação do Estado Eliana Estrela.

Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz

Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB), instituição referência em Jacarecanga desde 1998, inicia uma transformação estratégica. Com 1.041 alunos no ensino regular e EJA e um histórico de excelência – incluindo 500 medalhas em competições nacionais em 2024 –, o espaço ganhará uma nova Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI).

Assim, nesta quinta-feira (5), o Governador Elmano de Freitas assinou a ordem de serviço para a construção de uma nova escola para o Corpo de Bombeiros. A obra, a ser terá estrutura verticalizada (3 pavimentos), com: 12 salas de aula climatizadas, auditório e biblioteca; 4 laboratórios e ginásio poliesportivo, sendo um projeto exclusivo para expandir vagas no ensino médio integral.

Planejamento

Os alunos, por ocasião da construção, serão transferidos para a sede temporária na Escola Nossa Senhora de Lourdes (mesmo bairro) sem interromper o ano letivo. O prédio atual do CMCB será reformado para sediar uma escola de ensino fundamental. Ao final, o Corpo de Bombeiros e a SEDUC administrarão duas unidades: uma para cada etapa de ensino, sendo uma para o ensino fundamental e outra para o ensino médio.

Segundo o coronel Albert Arruda, “a iniciativa consolida o modelo de gestão compartilhada e amplia o acesso à educação de qualidade na região”, enfatizou o Comandante-Diretor do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB).

quinta-feira (5), o Governo do Ceará assinou a ordem de serviço para

rodapé 100 anos