CBMCE registra 188 incêndios de veículos no primeiro quadrimestre de 2025
20 de maio de 2025 - 19:17 #CBMCE registra 188 incêndios de veículos no primeiro quadrimestre de 2025 #Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)
Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra
Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) registrou 188 atendimentos a incêndios em veículos entre janeiro e abril de 2025, superando os 178 combates no mesmo período em 2024. O aumento de 5,6% reforça a necessidade de ações preventivas e maior conscientização da população sobre os riscos associados à má conservação dos veículos e ao uso inadequado de componentes elétricos e combustíveis.
A maioria das ocorrências foi registrada na região metropolitana de Fortaleza, que concentrou 131 dos incêndios, com destaque para a capital, responsável por 93 atendimentos. O interior do estado contabilizou outros 57 incêndios, totalizando 188 ocorrências no primeiro quadrimestre de 2025. Outros municípios com destaque incluem Caucaia (9 ocorrências), Juazeiro do Norte (6 ocorrências), e Itapipoca (6 ocorrências).
Tipos de veículos envolvidos
Os dados apontam que a maior parte dos sinistros envolveu veículos a combustão sem vítimas (107 casos), além de 59 incêndios em veículos de transporte de passageiros, 11 em veículos oficiais, e ainda casos isolados em veículos elétricos (1 ocorrência), aeronaves (4) e embarcações (2).
Abril se destacou como o mês com mais registros: 55 ocorrências, maior número da história, seguido por fevereiro (46), março (45) e janeiro (42).
Os maiores registros ocorreram em: abril de 2025 (55), agosto de 2023 (50), março de 2024 (48), janeiro de 2024 (47), além de fevereiro de 2025 e agosto de 2022 (46).
Tendência de crescimento nos últimos anos
Além da comparação direta com 2024, a análise da série histórica entre 2020 e 2025 revela recuos em 2021 (115) e 2023 (127), mas um aumento fora da média em 2024 (178) e 2025 (188), referente aos incêndios de veículos, entre o período de janeiro e abril, no 1º quadrimestre:
Prevenção de incêndios em veículos: cuidados que salvam vidas e patrimônios
A segurança do seu veículo depende de ações simples, porém essenciais. Comece verificando regularmente o sistema elétrico e o tanque de combustível, pois problemas como fios desencapados, conexões frouxas ou vazamentos são grandes riscos. Uma inspeção profissional periódica pode evitar falhas críticas.
Evite sobrecarregar a rede elétrica com acessórios não certificados, como faróis ou sistemas de som improvisados. Produtos sem selo de qualidade podem superaquecer e causar curtos-circuitos, especialmente em dias quentes.
Mantenha um extintor de incêndio no carro, mesmo que não seja obrigatório. Confira a validade e a pressão do equipamento, guardando-o em local acessível. Em caso de princípio de incêndio, ele pode ser a diferença entre conter as chamas ou perder o controle.
Ao estacionar, prefira locais distantes de materiais inflamáveis, como folhas secas, lixo ou vegetação alta. O calor do motor ou do escapamento pode iniciar um incêndio, principalmente em períodos de seca.
Se notar sinais de perigo – como cheiro de queimado, fumaça ou faíscas –, desligue o motor imediatamente, afaste-se do veículo e ligue para o 193. Não tente resolver a situação sozinho: incêndios se alastram em segundos.
Adotar essas práticas reduz riscos e protege não apenas seu patrimônio, mas também vidas. Prevenção é a chave para evitar tragédias.
📞 Emergência? Ligue 193 – Atendimento 24h, todos os dias, inclusive fins de semana e feriados.
Por volta das 15h06 da terça-feira, 29 de abril, bombeiros militares do quartel do Conjunto Ceará atuaram em um incêndio veicular na Avenida Coronel Matos Dourado, no bairro Padre Andrade (Av. Perimetral), em Fortaleza. Apesar do rápido tempo de resposta — cerca de oito minutos entre o acionamento e o início do combate — o veículo de passeio, ano 2017, foi totalmente consumido pelas chamas. Não houve vítima. Segundo relato da condutora, “o carro havia sido adquirido momentos antes em uma concessionária da Avenida Mister Hull e estava em circulação há menos de uma hora, quando apresentou falhas mecânicas. Após o motor desligar repentinamente, ela tentou dar partida várias vezes e, nesse momento, percebeu o início do incêndio no compartimento do motor”.