CBMCE participa de simulado de emergência aeronáutica no Aeroporto de Fortaleza
22 de novembro de 2024 - 15:47
Na manhã da última terça-feira (21), a 6ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (6ª Cia/1º BBM) participou do Exercício Simulado de Emergência Aeronáutica (ESEA) no Aeroporto Internacional de Fortaleza. O evento, organizado pela equipe de segurança do aeroporto, teve como objetivo aprimorar o atendimento a emergências aeronáuticas com múltiplas vítimas, em cenários de alta complexidade.
O simulado reproduziu uma situação crítica envolvendo uma aeronave com problemas no trem de pouso e sob ameaça de apoderamento ilícito. Diante da iminência de um acidente, as equipes de socorro do aeroporto foram acionadas e colocadas em estado de prontidão para o pouso da aeronave.
O exercício serviu como teste para os planos de emergência do aeroporto, que incluem ainda a participação integrada de diversos órgãos, como Polícia Militar, SAMU e AMC.
A participação da 6ª Cia/1º BBM no ESEA reforça o compromisso do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará com a segurança da população, especialmente em situações de alto risco. O treinamento constante e a integração com outros órgãos são fundamentais para garantir a eficiência e a rapidez no atendimento a emergências, minimizando os danos e salvando vidas.
O ESEA é realizado anualmente no Aeroporto Internacional de Fortaleza, em conformidade com as normas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). A cada edição, novos cenários e desafios são propostos, com o objetivo de aprimorar as técnicas e procedimentos das equipes de resposta a emergências.