Corpo de Bombeiros já apagou 390 incêndios em vegetações neste mês de agosto
22 de agosto de 2024 - 15:49 #Corpo de Bombeiros já apagou 390 incêndios em vegetações neste mês de agosto #Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)
Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra
Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) enfrenta um aumento alarmante de incêndios em vegetações. Somente em agosto, a corporação combateu 390 focos, entre 1 e 15 de agosto. Ou seja, em 15 dias, estes números superam todo o mês de julho, com 380 incêndios em vegetações. Esse crescimento, de 24,51% no primeiro semestre de 2024 em relação a 2023, acende um alerta para a urgência de medidas preventivas. A principal causa desses incêndios é a limpeza de terrenos com fogo, prática que, além de perigosa, configura crime ambiental sob a Lei nº 9.605/1998.
Prevenção
Dessa forma, o CBMCE destaca a importância de alternativas seguras para a limpeza de áreas, como a coleta e remoção de lixo. Além disso, enfatiza a necessidade de cuidados ao acampar, como a limpeza ao redor de fogueiras e a garantia de extinção do fogo antes da partida.
Por fim, em situações de incêndio, a corporação sugere a criação de aceiros para impedir a propagação das chamas. Essa medida consiste em remover a vegetação ao redor do fogo, formando uma barreira. O CBMCE reforça o chamado à população para a adoção de práticas responsáveis e o respeito à legislação, visando a preservação do meio ambiente e a segurança coletiva.