Jovem de 16 anos morre de afogamento em Campos Sales

6 de julho de 2024 - 17:09 # # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

5º Batalhão de Bombeiros Militar

Campos Sales–CE — Um dia de lazer entre amigos terminou em tragédia na tarde desta sexta-feira (05) no município de Campos Sales. Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19). O jovem, de apenas 16 anos, faleceu após se afogar no Açude do Governo, localizado no bairro Guarani.

Segundo relatos de testemunhas, o jovem nadava com dois amigos quando, por volta das 15h30, desapareceu nas águas. Imediatamente, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) foi acionado pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) de Juazeiro do Norte. Uma equipe de mergulho, liderada pelo Capitão Josiel José Ribeiro Bezerra, e composta pelos soldados Clemente e Ednardo, se deslocou rapidamente para o local.

O resgate.

Dada a complexidade da operação, as buscas só puderam ser iniciadas por volta das 20h. Enfrentando condições desafiadoras, como a falta de visibilidade em um mergulho noturno a 580 metros de altitude, os mergulhadores bombeiros militares, em uma demonstração de alto profissionalismo e expertise, localizaram o corpo do jovem submerso a quatro metros de profundidade em apenas 38 minutos.

“Utilizamos o padrão de busca ‘espelho’ com varredura em ‘U’, técnica fundamental para cenários de baixa visibilidade”, explicou o Capitão Josiel José Ribeiro Bezerra, ressaltando os riscos inerentes a operações de mergulho noturno.

A Perícia Forense do Estado do Ceará (PEFOCE) foi acionada para os procedimentos legais.

Prevenção é fundamental.

A tragédia serve como alerta para os perigos da água, especialmente em açudes e reservatórios. É fundamental ter cuidado redobrado e seguir algumas dicas de prevenção:

Evite nadar sozinho: A presença de outras pessoas pode ser determinante em caso de emergência.
Conheça o local: Antes de entrar na água, verifique a profundidade, a correnteza e a presença de obstáculos.
Não superestime sua capacidade de natação: mesmo nadadores experientes podem enfrentar dificuldades em águas desconhecidas.
Atenção redobrada com crianças: mantenha-as sempre sob supervisão constante próximo à água.

Lamentamos profundamente a morte precoce deste adolescente de 16 anos e nos solidarizamos com seus familiares e amigos neste momento de dor.

rodapé